A propósito de Turismo...

Comunicado

Em abril de 2004, portanto há dois anos e meio atrás, inconformado com a inércia com que se desenvolvia o turismo de nossa Cidade, em especial de nossa Região, tendo em vista a quantidade de recursos turísticos disponíveis, passamos a pesquisar sobre este tema.
Encontramos o Sebrae, como ponto de apoio de diversos lugares e tomamos como exemplo um bem próximo de nós a COSTA DOS ALCATRAZES, que visitamos e constatamos um desenvolvimento fantástico na qualidade das Pousadas, Hotéis, Restaurantes e Comércio em geral, em detrimento de uma infra-estrutura precária no que se refere aos serviços públicos.
Visualizamos, então, a possibilidade do desenvolvimento ser gerido apenas com os Empresários e o Sebrae, no que se denomina PDTR Programa de Desenvolvimento Turístico Receptivo.
Procuramos então o Sebrae, que nos informou que esta possibilidade existia, porém seria melhor se tivéssemos ao nosso lado um CMT e a Setur, o que descartamos, pois não contávamos na época com esta possibilidade. A exigência do Sebrae era, portanto que déssemos amparo à parceria com uma Associação devidamente formalizada.
Começamos então a caminhada para angariarmos pessoas, principalmente empresários para a formatação desta parceria. Não obtivemos sucesso.
Não obstante fomos surpreendidos com esta parceira feita pela Associação Comercial.
Aproveitamos então esta oportunidade e começamos a desenvolver os projetos que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Turístico Receptivo – PDTR, onde as lideranças comunitárias do Extremo Sul se interessaram, e sendo somente estas as pessoas com quem contávamos em nossas reuniões, pois os empresários jamais participaram, salvo pequeníssimas exceções.
Acreditava, portanto que de posse destes projetos poderíamos sensibilizar os empresários para que participassem, em vão.
Como fomos insistentes, pois estes projetos só continuaram com 4 ou 5 pessoas, acabamos vendo inseridas a Setur e a própria Associação Comercial, que até então só entrara com o nome e o espaço físico para as reuniões.
Portanto vimos as coisas se inverterem, ou seja, quando pensávamos em desenvolver o Turismo apenas com o Sebrae e Empresários, acabamos ficando com Sebrae, Setur, Associação Comercial e Comunidades.
Porém esta atividade, na realidade é desenvolvida, sem outra possibilidade, por Empresários e estes continuaram fora.
Nossa proposta, portanto sempre foi voltada a projetos que iriam Sensibilizar, Capacitar, Formatar Produtos Turísticos Atrativos, Criar um Receptivo, Criar uma forma de Gerir e COMERCIALISAR o turismo de forma sustentável e ordenada, e ainda hoje estamos lutando por isso.
Foram dois anos e meio numa determinação incansável e uma Esperança, como dizem, a última que morre.
Acreditávamos ainda que nossas falhas fossem o motivo da falta de participação dos empresários do setor e que no momento certo estaríamos envolvendo o empresariado e finalmente levando avante tão importante projeto.
Convidado a participar de reunião onde seriam discutidas as estratégias e arrecadações para a queima de fogos do Reveillon no Extremo Sul da Cidade, vimos a oportunidade de, com os empresários reunidos e com o consentimento dos organizadores, poder informar sobre nossa atuação nos Conselhos Regional e Municipal de Turismo, bem como, a atual situação do PDTR.
Infelizmente, fomos, de forma humilhante e preconceituosa, contestados e rechaçados pelos Empresários presentes. Apesar de serem apenas três, mas dentre Eles figura importante no contesto do turismo de nossa cidade, pois trata-se de um ex-Secretário de turismo e Conselheiro Municipal de Turismo, percebemos o ledo engano que estávamos cometendo.
Portanto comunicamos a Sociedade Ubatubense nosso afastamento deste projeto, deixando como última forma o “Bastão” para que aqueles que ainda participam continuem nesta batalha. Outrossim, estaremos levando ao Conselho Municipal de Turismo a atual situação do PDTR para que se assim desejarem possam agregar e levar avante este que ao nosso entender é um Plano de Desenvolvimento de Turismo perfeitamente compatível com as nossas necessidades.
Outrossim, seria importante que tanto as Comunidades, como a Setur e o Conselho Municipal de Turismo ficassem atentos para não permitirem que o evento do Reveillon do Extremo Sul seja dirigido para beneficiar alguns.

Fernando Pedreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu