Coluna do Rizzo

O Ubatuba Víbora tem o honra de receber um novo novo colunista, o expert em pássaros Carlos Rizzo. Com vocês o primeiro texto de uma série que esperamos seja infinita...

Sidney Borges

Vidraças assassinas

Carlos Rizzo
Considerando as características do clima e dos cenários que Ubatuba nos oferece, é inevitável predominância da arquitetura com utilização de grandes janelas envidraçadas, seja em residências ou em prédios comerciais.

É inegável todo o conforto que as vidraças podem proporcionar e as paisagens que, através delas podemos vislumbrar, mas, como tudo tem um preço, uma das conseqüências negativas é a colisão de aves. Elas podem acontecer nas vidraças, grandes paredes pintadas de branco, cercas elétricas, fiação elétrica da rede publica.

Estima-se que nos USA 100 milhões de aves morrem anualmente vítimas das estruturas construídas pelos homens. E neste número, as vidraças são as campeãs. Não temos como estimar qualquer número no Brasil, mas não é difícil concluir que o número não é menos preocupante. Se de um lado temos menos construções que os americanos do norte, do outro, o número de aves no Brasil é muito maior.

Com a nossa preocupação em oferecer alimentos aos pássaros e bebedouros aos beija-flores, muitas vezes estamos expondo estas aves ao risco das colisões nas vidraças das nossas casas.

Mesmo com todo cuidado que tomamos para demonstrar que o ambiente interno não é a simples continuação do ambiente externo, é quase impossível evitar que o vidro, tal qual um espelho, reflita a paisagem externa dando a ilusão de que ali é a continuação das árvores existentes no entorno da casa.

Uma ONG canadense se propõem aos estudos dos problemas e as eventuais soluções, você pode visitar o site www.flap.org/new e lá encontrará inúmeras propostas de soluções, desde as mais caras como os emissores de ondas eletromagnéticas que conturbam a noção de vôo e afastam as aves, ou soluções bem caseiras como a simples colocação de adesivos.

Os adesivos podem ser confeccionados com papel Contact vermelho e recortados nos perfis de rapinantes que você pode imprimir.


Para sinalizar melhor, você pode reciclar CDs estragados e pendurar no beiral da casa com um fio de nylon ao nível das vidraças para que eles espelhem a luz do sol. Recortando o CD com um perfil sugerindo uma ave, terão dupla função, pois à noite irão afastar os morcegos refletindo aleatoriamente, e perturbando, o sinal sonoro que eles emitem para a orientação do vôo.

São medidas simples, mas com certeza necessárias, e que podem resultar em muitos ganhos para as nossas casas e para a natureza.

Nota - Para conseguir modelos de perfis recortáveis em papel adesivo, entre em contato com o site Ubatuba Birds. ubatubabirds@yahoo.com.br

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu