Brasil

Lula admite disputar eleições em 2014

Luiza Damé e Chico de Gois, de O Globo:
Numa das entrevistas dos últimos dias sobre a Copa do Mundo, o presidente Lula admitiu disputar novamente as eleições em 2014. Ao responder à pergunta da "Band" se descartava ser candidato em 2014, o presidente respondeu que não, mas disse que, na Copa do Mundo do Brasil, vai assistir aos jogos, no Morumbi ou no Maracanã, como torcedor.

- Espero, como torcedor, estar no Morumbi ou no Maracanã assistindo ao jogo da seleção brasileira - disse Lula.

O entrevistador perguntou se isso significava que descartava disputar as eleições de 2014, e Lula respondeu:

- Não, eu não descarto (ser candidato), mas a única coisa que tenho certeza é que vou estar fora do governo (na Copa de 2014).

Lula tem sido dúbio ao tratar da sucessão presidencial em 2014. Em 2007, à "Folha de S. Paulo", ele disse que a conjuntura política do momento indicaria se deveria ou não ser candidato.

No início deste ano, porém, ao "Estado de S. Paulo", Lula afirmou que não pensava em retornar à Presidência em 2014, porque o eleito teria direito de tentar a reeleição.

Na última pesquisa Ibope/TV Globo/Estadão, divulgada semana passada, Lula aparecia, na sondagem espontânea (quando os nomes não são apresentados), com 12% , contra 15% de Serra e 19% de Dilma.

A avaliação no meio político é que se a petista Dilma Rousseff for a eleita, dificilmente Lula disputaria a eleição presidencial de 2014.

Mas, se o vitorioso for o tucano José Serra, o próprio PT não abriria mão da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Em 2015, quando iniciaria esse eventual terceiro mandato, Lula estará com 69 anos - um ano a mais do que Serra tem hoje.
Leia mais

Nota do Editor - Otimista que é, Lula admite a possibilidade de disputar a eleição em 2014. Em caso de vitória de Serra e, se estiver vivo, certamente será candidato. No entanto há uma pedra no meio do caminho. Dilma é seu nome. Uma vez vitoriosa a brava ex-guerrilheira terá o privilégio de sentir o gosto do maná dos deuses: o poder. Com a mobilidade celestial do aerolula. Humanos são mutáveis. Ao empunhar a caneta mágica desdizem o que disseram. Lula exemplifica a tese, dois de seus principais aliados são Collor e Sarney. Dilma não será exceção. Com o tempo dará ouvidos ao exército de assessores-aduladores, cuja cantilena mântrica repetirá 24 horas ao dia:

- Você é mais bonita, mais inteligente, mais preparada...

Espere e confira.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu