Aviação

FAB prefere caça sueco a francês

da Folha Online
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que a Aeronáutica entregou ao ministro Nelson Jobim (Defesa) sobre o projeto de compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira. O Gripen NG, da sueca Saab, foi o mais bem avaliado, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo.


A informação exclusiva consta em reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, da Folha, cuja íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão sobre o projeto ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica à preferência política do presidente Lula e da área diplomática pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota oficial, em setembro; o governo recuou após repercussão negativa na FAB e entre concorrentes.

O Planalto pode ignorar o relatório e ficar com o Rafale ou desagradar à França e optar pelo Gripen NG.

Formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três.
Leia mais

Nota do Editor - Eis aqui este sambinha feito numa nota só. Outras notas vão entrar mas a base é uma só... Lula decide se Battisti vai ou fica. Lula decide se Zelaya fica ou sai. Lula faz a escolha do caça que vai defender o pré-sal da sanha imperialista. Se a decisão é dele, por que os militares perdem tempo fazendo avaliações e relatórios? Talvez seja um teste. Lula, criador do céu e da Terra, aquele que deu vida aos homens e aos animais, que deu mel às abelhas, quer saber se os militares que têm a incumbência de defender o pré-sal da sanha imperialista sabem escolher. Pelo jeito não sabem, colocaram em terceiro lugar a preferência divina. Lula, que escreve direito por linhas tortas, mostrará aos homens de farda que caça é o Rafale. O resto é invenção da zelite de olhos azuis. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu