Ubatuba em foco

Fomentando o debate

Caro Sidney

Li o seu editorial de hoje, 08 de janeiro, e também a matéria do meu amigo Maurício Moromizato, publicada em seu blog. Como você afirmou que iria receber opiniões e publicá-las, resolvi escrever. Ao fazer uma análise crítica de sua atitude com relação à intervenção por parte da Vigilância Sanitária de Ubatuba no mercado do meu amigo Tato, quero crer que faltou um tanto de censo jornalístico, ou, no mínimo, aptidão pela notícia. Seu blog limitou-se a publicar na íntegra o release da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubatuba, sem ao menos um comentário seu em texto anexo, o que é comum em seu blog. Comparando com a matéria que foi publicada hoje no jornal “Imprensa Livre” pelo repórter Saulo Gil, notamos a clara diferença do contexto apresentado, em seu conteúdo isento de características específicas.

A matéria publicada no jornal “Imprensa Livre”, afirma em sua manchete que a vigilância sanitária de Ubatuba, considera ruim as condições gerais do comércio de alimentos na cidade e nos último 30 dias aplicou diversas autuações e realizou mais de 10 interdições em estabelecimentos que comercializam alimentos em Ubatuba. Afirma ainda, que no penúltimo mês do ano passado, uma grande rede supermercadista foi fechada por não atender às diversas orientações realizadas pela vigilância ao longo de 2009, citando apenas que o mesmo ocorreu na quinta-feira última, com um pequeno mercado também localizado no centro da Cidade.

Nota-se a isenção da matéria e seu elevado grau de profissionalismo, deixando claro ser um problema crônico e não específico de um determinado comerciante.

Seu editorial também afirma que tal fato teve conotação política, o que é evidente. Porém, assim como Maurício Moromizato em seu texto, faço as seguintes colocações: quantas autuações o mercado 24 horas já teve por parte da vigilância sanitária?

Pois segundo relato do Sr. Neilton Nogueira, Superintendente de Proteção á Saúde da Prefeitura de Ubatuba, quando existe a interdição do comércio é porque a situação já chegou ao limite. Pelo que sei, este mercado não tem um histórico de autuações ou mesmo advertência por tal órgão. Por fim, gostaria de fazer um apelo a todos os políticos de Ubatuba: que não deixem suas vaidades ou revanchismos adentrarem na esfera pessoal. Política se faz com idéias e ideais. Não concebo o fato de se riscar um carro de um adversário ou denegrir a imagem de sua família. A ética deve se fazer presente na política e o rancorismo não eleva ninguém, só denigre sua imagem.

Engº. Guaracy Fontes Monteiro Filho

Nota do Editor - Ao receber o release da Prefeitura ontem, por volta das 18h15, liguei para o Tato e coloquei o Ubatuba Víbora à disposição para comentários. Ele disse que se manifestaria no momento adequado. O release foi publicado pelo fato do Tato ser quem é, presidente de partido e homem de destaque no cenário político de Ubatuba, tão óbvio que nem vale a pena mencionar. Tivesse sido fechado o "Mercadinho do seu Asdrubal", do Sertão da Quina, eu não teria publicado. E certamente a Prefeitura não teria enviado o release. Sobre a atuação da Vigilância Sanitária em outros casos, não é pauta do meu interesse. Você como cidadão pode pedir informações e a Prefeitura tem a obrigação de dar. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Malheiros disse…
Sidney,

Desculpe, tenho que discordar de teu critério. Os fregueses reais ou potenciais do teu "Mercadinho do Seu Asdrubal" não têm direito de saber o que acontece lá? Ou só o polêmico te interessa? Não te interessam outros locais autuados pelo SSC? Não te guias pelo que eventualmente interessa a teus leitores? Não praticas jornalismo informativo? Ou mesmo crítico? Mas Jornalismo (maiúsculo), para todos, concordem ou não contigo? Lamento, acho que não te explicaste direito.

Um abraço

Carlos
sidney borges disse…
Você está desculpado, mas tem todo o direito de discordar dos meus critérios, pois como você mesmo escreveu, são meus critérios. O que é o que não é relevante no Blog Ubatuba Víbora eu decido. O uso de um mercadinho fictício foi artifício de raciocìnio. Sobre outros locais autuados, já respondi, não é pauta do meu interesse. Pratico jornalismo informativo e crítico na medida do possível.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu