Última estação

Chove e faz sol. Depois faz sol e chove...

Sidney Borges
Francis Fukuyama escreveu um livro onde afirma que a história acabou. Sua instigante tese passeia por Platão e Nietzsche com pitadas de Kant e Hegel. Finalidade de tanto conhecimento filosófico: afirmar que o capitalismo e a democracia burguesa constituem o crème de la crème da história, que teria terminado quando a verdade foi contemplada pelos olhos da humanidade: o triunfo da democracia liberal ocidental sobre todos os demais sistemas e ideologias concorrentes.

Os mais atingidos pela constatação e por decorrência ressentidos com o professor Fukuyama foram os comunistas, ainda são. Segundo ele o comunismo remanescente em Cuba, Coréia do Norte, China e Vietnã leva no bojo a contradição fundamental do sistema: falta de liberdade.

Não é inspirador para a juventude que em vez de ideologia prefere o último modelo da Nike.

A história não terminou, hoje sabemos que o livro de Fukuyama, lançado em 1992, não previu o tropeço do excesso de liberalismo que levou as economias dos países desenvolvidos à quase bancarrota.

A crise do sistema capitalista, no entanto, não alterou as regras do jogo. Feitos os acertos o mundo vai continuar capitalista.

O preâmbulo, ou como diria um antigo chefe, nariz de cera, é para dizer que se a história não acabou no mundo, há um lugar do planeta em que ela sequer começou.

Olhe para o que está aí caro leitor. Você gosta do governo? Está satisfeito com a atuação do prefeito e de sua equipe? Faço a pergunta por que se você estiver ou não estiver contente saiba que nada vai mudar em 2012 ou 2016.

O panorama permanecerá absolutamente igual.

Nenhuma idéia nova, nenhuma iniciativa surpreendente, nenhum sinal de criatividade. Os homens que estão no poder continuarão os mesmos, haverá apenas troca de cadeiras.

Eis uma prova da tese de Fukuyama materializada. Nada se cria, nada se transforma nas terras de Coaquira onde, de fato a história acabou, ou melhor, nem começou.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu