Recordando Madoff

Boi Gordo. O pior investimento da história do futebol brasileiro...

Do Blog de Cosme Rímoli (original aqui)
Boi Gordo.

Esse nome provoca arrepios em muita gente importante do futebol brasileiro.

“Foi o pior investimento que apareceu nos últimos 50 anos.

Essa praga começou no Palmeiras e logo se espalhou pelos clubes.

Como perdemos dinheiro”, relembra Vampeta.

Jogador e treinador de futebol são alvos fáceis de aproveitadores.

Nas concentrações de hotéis há de tudo.

Vendedores de ouro, de carros importados, corretores de imóveis, políticos caçando canditaturas.

Apesar da pose, dos assessores de imprensa, dos contadores, muitos atletas são enganados.

Em São Paulo já houve atletas que compraram terrenos no litoral que ficavam em pleno alto mar.

Entraram de sócios em escolinhas de futebol que não existiam.

Treinadores importantes de futebol perderam fortunas na Bolsa de Valores.

Vários jogadores já caíram no conto do ouro e dos relógios falsificados.

Fora os que investiram em flats que não saíram da maquete.

Tudo isso ainda continua acontecendo.

“Mas eu vou te contar, Cosme, o trauma maior foi o Boi Gordo. Fomos acreditar no Antônio Fagundes, né?”, ironiza Vampeta.

Antônio Fagundes fazia um personagem famoso na novela O Rei do Gado, o inesquecível Bruno Mezenga. E em horário nobre, com todo o seu talento, ele recomendava o investimento.

Para entender: o grupo Fazenda Reunidas Boi Gordo prometia as empresas de parceria. O investimento era feito em bois, frangos e porcos de empresas parceiras da Boi Gordo.

No final do contrato, o investidor receberia o lucro da venda do animal engordado.

A promessa era de lucro de 42%, pelo menos, depois de 18 meses.

Mais tarde se descobriu que o esquema não passava de uma pirâmide. Quando os saques superaram os investimentos, tudo veio abaixo em 2004.

Ninguém foi punido.

Ninguém.

Entre as pessoas que perderam dinheiro estavam Luiz Felipe Scolari, César Sampaio, Evair, Vampeta e Edílson.

“Esses nomes vazaram na imprensa, mas teve muito mais gente no futebol, mas as pessoas não querem assumir. Todos achando que iriam ficar milionários. Era uma empolgação absurda, sem noção. Todos acreditando no Fagundes… Eu falei para o Edílson que era uma furada, só que ele ficou me atormentando. Então, eu coloquei R$ 115 mil para parar de me encher. Eu quebrei a cara. Só ele foi muito, mas muito pior”, ri Vampeta.

Edílson investiu cerca de R$ 2 milhões.

No total foram mais de 30 mil pessoas que perderam cerca de R$ 2,5 bilhões.
Foi até criada uma associação para os ‘lesados’ pelo Boi Gordo.

A associação tenta na justiça o ressarcimento.

“Agora já foi, meu velho. Mas eu cobro o Edílson todos os dias. Doeu, mas eu aprendi. Do pior jeito possível, mas aprendi”, lamenta Vampeta.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu