Fim do primeiro tempo

STF autoriza extradição do ex-ativista Cesare Battisti

Na Itália, ele foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos. Ministros devem discutir agora se palavra final é do STF ou de Lula.

Diego Abreu Do G1, em Brasília
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quarta-feira (18) a extradição do ex-ativista Cesare Battisti para a Itália. Em plenário, por 5 votos a 4, os ministros entenderam que o refúgio concedido pelo governo brasileiro a Battisti foi irregular. O julgamento foi retomado nesta tarde, após ter sido suspenso em duas ocasiões, com o placar empatado. O voto de desempate foi dado pelo presidente do STF, Gilmar Mendes.


Os ministros devem discutir agora se a palavra final sobre a extradição será ou não do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A dúvida é se a decisão do STF autoriza ou determina a entrega do ex-ativista para a Itália. Se o entendimento for de que a medida é autorizativa, ficará a cargo de Lula a decisão final.
Leia mais

Nota do Editor - Caso a decisão caiba a Lula, pressinto maus momentos para o presidente. As pressões serão grandes, ou melhor, gigantescas. Lula não gosta de ser pressionado. Alguém vai pagar a fatura, vejo núvens negras no horizonte de Tarso Genro. Quem pariu a fera tem o dever de amamentá-la. Pelas últimas declarações do "Sapo Barbudo" é possível que Battisti vá. Lula tem reclamado de que não foi bem orientado, não recebeu todas as informações do caso. No Twitter sugeri uma solução de consenso. Extraditar o ex-extremista para a embaixada Brasileira em Honduras onde ele passaria o resto da vida jogando xadrez com Zelaya. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu