Coluna da Segunda-feira

O RAP pode mudar a vida de uma pessoa

Rui Grilo
Na quinta feira, dia 05/11, quando cheguei à Câmara Municipal, logo me apresentaram as MC Girls, do qual fazem parte a Chiara Bryan, Anita Tavares Melo e Luisa Tucat, todas alunas da Escola Cooperativa de Ubatuba.

O Bob estava todo contente pois elas são bastante jovens, na faixa dos 13 aos 15 anos, e já têm uma produção própria registrada em um diário, produções individuais ou coletivas. A alegria e a surpresa se devem ao fato de que elas fogem ao padrão que estamos acostumados a ver, pois são brancas e estudam em uma escola freqüentada por uma elite, se não do ponto de vista econômico, mas do ponto de vista cultural e social.

A atração delas pelo rap surgiu quando viram na Escola Cooperativa uma apresentação do Tagarela (Jader Thiago de Farias), do Big Boy Bond Bee e do Digão. Depois, na Mostra Cultural viram uma apresentação da equipe do Projeto “Meu Projeto de Vida” desenvolvido pela Fundação Alavanca, com patrocínio da Petrobras. Depois desse contato, os alunos da escola foram visitar o espaço das oficinas da Fundação localizada no Horto.

Segundo o depoimento da Luisa, o contato com o rap mudou o modo de ver delas. A produção delas aborda temas sóciopolíticos e de direitos humanos, tais como o preconceito, a exclusão social, a discriminação.

O Tagarela também confessou que, na relação com essas meninas, tinha uma visão preconceituosa e não punha muita fé que elas fossem capazes de produzir textos com o espírito de contestação próprios desse gênero musical.

Do depoimento deles pudemos perceber o poder do RAP de aproximação entre as classes sociais através da expressão e discussão dos conflitos. O RAP, ao contrário do que muitos pensam e veiculam, não propõe a violência mas questiona a violência do cotidiano, da absurda diferença entre poucos que têm muito e muitos que não têm o necessário para sobreviver; de uma justiça que pune apenas aqueles que não tem dinheiro, deixando os crimes de colarinho branco impunes.
Rui Grilo

ragrilo@terra.com.br

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu