Homenzinhos verdes?

Vaticano questiona possível existência de vida extraterrestre

Do Portal Terra (original aqui)
O Vaticano levantou a questão da possibilidade de existência de uma forma de vida extraterrestre, durante seminário sobre astrobiologia de quatro dias, encerrado neste 10 novembro, durante o qual um dos participantes expressou a convicção de que uma tal descoberta estava relativamente próxima.

"Mesmo se não encontrarmos vida, as pesquisas nos ensinam coisas importantes e úteis sobre nosso mundo" com "implicações filosóficas e teológicas", explicou à imprensa o diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, José Gabriel Funes, nesta terça-feira, ao final do seminário.

O debate, organizado por ocasião do Ano Internacional da Astronomia, reuniu a convite da Academia pontifical de Ciências, 30 cientistas, astrólogos, biólogos, físicos, geólogos e químicos.
Os convidados eram "especialistas em seu campo" e "não lhes pedimos certidão de batismo", disse o padre Funes, preocupado em mostrar a abertura de espírito da Igreja a respeito.


O Padre Chris Impey, astrônomo da Universidade do Arizona, se disse certo de que "em alguns anos - 5, 10, ou muito mais - serão encontradas formas de vida no universo, seja no sistema solar ou fora dele".

Para apoiar suas ideias, ele destacou que o universo é feito "de carbono, água e energia" e que "o cosmos" está cheio dessas substâncias. Também destacou que "progressos incríveis foram feitos na pesquisa sobre os planetas": foi apenas "em 1995, que encontramos o primeiro planeta fora do sistema solar" e, agora, "conhecemos mais de 400".

O padre Funes, jesuíta argentino, se disse "um pouco mais cético" sobre a possibilidade de se descobrir rapidamente outras formas de vida. Em maio de 2008, havia sido menos reservado: acreditar em Deus é compatível com a crença nos extraterrestres, havia dito, então, considerando mesmo a existência de um planeta habitado por seres que não teriam cometido o pecado original.

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Há!Há!Há!Há!Há!
Analfabetismo jornalistico puro,o pessoal do portal terra deve estar com excesso de estagiarios...
Chris Impey é o cara da Astrobiologia,foi chamado de "padre",e sua fala foi distorcida e ironizada com o intuito de atacar a Igreja.
Para atacar a Igreja vale qualquer coisa,mas eles bem que podiam dar uma olhadinha no curriculo e nos trabalhos do "padre Impey" antes de falar...
Sidney,essa foi demais...
sidney borges disse…
Obrigado pelo comentário, mas vejo de outro modo. O fato da Igreja estar discutindo a possibilidade da existência de vida extraterrestre é significativo. Mostra abertura e sinceridade. Afinal de contas quando isso acontecer certos dogmas terão de ser revistos.
Anônimo disse…
Sidney o Chris Impey é um cientista de renome internacional,é tratado por seus pares como um Carl Sagan moderno,merece o maximo de respeito.
Foi retratado como se fosse um padre ignorante e surtado ,que não entende nada de ciencias,apenas porque participou de um evento catolico.
A imprensa anti catolica não tem nem mais o cuidado nem de checar fontes,se é catolico deve ser ruim e deve ser malhado...

Quais dogmas catolicos tem que ser revistos se existir vida fora da terra?
A Igreja e os catolicos não veem nenhum.
Se a Igreja catolica não ve nenhum problema na teoria do big bang e na teoria da evolução,por que ela teria algum fundamento contrario a existencia de um bacteria em outro planeta,por exemplo?
sidney borges disse…
Meu caro nem toda a Imprensa é anticlerical. Na Folha trabalhei com jornalistas de renome que são católicos praticantes. Cito dois, Ricardo Kotscho e Leão Serva. Quanto aos dogmas, não vou enumerá-los, são tantos que não caberiam neste comentário. Vou escrever um texto sobre eles no Blog, depois terei prazer em ler seus comentários. Durante séculos e séculos a Terra foi tida como o centro de um Universo menor do que o Sistema Solar. Daquele tempo para cá muita coisa mudou. Recentemente, coisa de semanas,foram descobertas galáxias a 4 bilhões de anos luz da Via Láctea. Com milhões de estrelas e planetas. Deve haver vida por lá pois a vida faz parte do Universo.
Anônimo disse…
Grato pela atenção.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu