Sexta-feira

Panorama visto da ponte

Sidney Borges
Dos fatos podemos tirar conclusões, mas é arriscado fazer previsões. Eu não ouso. Quem poderia imaginar um dia o eixo Lula, Sarney, Collor? Nem o mais criativo dos ficcionistas pensou nessa possibilidade.

Desde o início do segundo mandato tenho batido na mesma tecla, o partido de Lula é o PMDB. O PT foi útil até a chegada ao poder, depois surgiu o inevitável confronto entre o possível e a utopia.

O PT sempre esteve à sombra de Lula, não formou e não tem quadros populares, gente boa de voto. Os escândalos da lavra José Dirceu minaram a credibilidade do partido. Antes o PT era visto como campeão da ética, hoje é apenas mais um, com toda a carga negativa embutida na constatação. Lula, o símbolo máximo do PT, foi preservado, passou ao largo da turbulência. Sem saber de nada ficou como o virtuoso traído.

Imaginemos "Nosso Guia" mudando de sigla. O que resta? Dirceu? Está morto politicamente. Genoino? Mercadante? Berzoini? Tarso Genro? Nunca passarão de deputados, a militância continua com poder de voto, mas não o suficiente para cargos executivos.

A sucessão se aproxima, Lula tem imensa popularidade e certamente vai transferir parte dela para o projeto de continuidade, digo Dilma Roussef.

A militância lulista quer que a eleição se transforme em plebiscito. Lula contra o PSDB. A entrada de Marina no páreo coloca um pouco de areia na engrenagem.

A preservação de Sarney a qualquer custo com a finalidade de garantir apoio do PMDB terá um preço. Mais areia na engrenagem.

A aproximação com Collor também.

Resta saber se na caixa de popularidade há titularidade para cobrir o investimento.

O termo "titularidade" é uma homenagem à ex-ministra Zélia Cardoso de Mello e ao brilhante ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, homem de "critérias".

Nos tempos difíceis dessa dupla dinâmica, gente de confiança de Collor, Lula era uma fera. Sempre bravo com os picaretas.

Hoje os fatos são incontestáveis. Lula não precisa mais do PT. O PT não existe sem Lula.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu