Baila el perro...

Candidatos com 'ficha suja' podem concorrer, reafirma TSE

Decisão permite candidatura de político que responde a ação, sem condenação definitiva.Por quatro votos a três, Tribunal Superior Eleitoral manteve entendimento de 2006

Mirella D'Elia Do G1, em Brasília
Apesar da ameaça de alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de que vão barrar o registro de candidatos com “ficha suja” nas eleições municipais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nesta terça-feira (10), decisão que permite a candidatura de políticos que respondam a processos judiciais, desde que não haja condenação definitiva. Por 4 votos contra 3, os ministros entenderam que são inelegíveis apenas aqueles que não possam mais recorrer de condenações. O TSE manteve entendimento firmado em setembro de 2006. Na ocasião, o tribunal aceitou recurso do ex-deputado federal Eurico Miranda (PP-RJ), que teve o pedido de registro de candidatura negado pelo TRE do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por considerar que ele não tinha “postura moral” para exercer cargo público. O TSE entendeu que Eurico poderia disputar as eleições mesmo respondendo a processos judiciais.

Leia mais

Nota do Editor - Sem comentários, coisa tipica de hospício. É a única explicação para essa decisão esdrúxula. Como pode um condenado por roubo ser designado para a tesouraria do reino? Só no reino da fantasia, que é a imagem deste Brasil varonil, sempre deitado em berço esplêndido. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu