Manchetes do dia

Quinta-feira, 07 / 02 / 2008

Folha de São Paulo
"Governo retira cartões de ministros"
Após escândalos envolvendo o uso irregular dos cartões corporativos, o governo anunciou ontem que os ministros de Estado não poderão usar mais esse mecanismo para pagar suas despesas. Outra medida anunciada foi a retirada do site "Portal da Transparência" dos gastos feitos pelo administrador que compra as refeições servidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo também poderá parar de divulgar as despesas feitas pelos seguranças que protegem a família de Lula. Em entrevista coletiva, os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicação Social) e Jorge Armando Félix (Segurança Institucional) apoiaram a investigação parlamentar sobre os cartões. Falhas encontradas, disse Dilma, seriam individuais e cada um "sofrerá as conseqüências" de seus atos.


O Globo
"Governo já corre para controlar CPI do Cartão"
Diante do escândalo dos gastos com cartões corporativos, o governo aceitou a criação de uma CPI sobre o tema, e já corre para tentar controlá-la. Com autorização do presidente Lula, os líderes governistas apresentaram requerimento para a criação de uma CPI só no Senado, propondo investigar os gastos desde 1998, em manobra tachada de golpe pela oposição. O governo vai restringir ainda mais a divulgação de gastos com a segurança de Lula e da família. "Quanto menor a transparência, maior a segurança", disse o general Jorge Félix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional.


O Estado de São Paulo
"Brasil recua e tira 2 mil fazendas de lista da UE"
O Brasil vai reduzir a lista de fazendas consideradas aptas para exportar carne para a União Européia. Do total de 2.681 propriedades incluídas na primeira relação, apenas 600 serão mantidas. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, admitiu que a lista inicial tinha falhas e informou que a nova relação será enviada a Bruxelas no dia 14. A primeira lista apresentada foi rejeitada pelos europeus, que suspenderam a compra de carne brasileira. Apesar da redução no número de fazendas credenciadas, o novo total ainda ficará bem acima do estabelecido pelas autoridades européias, que pediram uma lista com apenas 300 propriedades. Mesmo assim, Stephanes está otimista: "Acreditamos que, com toda a documentação em ordem, a União Européia aceitará a nova lista". Veterinários europeus serão autorizados a fazer inspeções de surpresa em fazendas brasileiras. Produtores nacionais protestaram contra a redução da lista.


Jornal do Brasil
"CPI investiga uso de cartão corporativo desde era FH"
Certo de que a oposição conseguiria as assinaturas para uma CPI sobre as irregularidades no uso dos cartões corporativos por funcionários, o governo se antecipou e pediu uma comissão no Senado para investigar os gastos dos últimos 10 anos, o que inclui o período FH. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu o sistema, por considerá-lo "rastreável". Dilma afirmou, ainda, que os saques em dinheiro foram proibidos e que as despesas nesse tipo de operação estão sendo reduzidas. Também defendeu a limitação na divulgação dos dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu