Operação estilingue

Avião venezuelano pousa no Acre após ser apedrejado na Bolívia

Bolivianos de Riberalta atacaram a aeronave por acreditarem que ela levava armas e militares

EFE
O Hércules em RiberaltaRIO BRANCO (AC) - Um avião Hércules C-130 da Força Aérea da Venezuela fez um pouso de emergência em território brasileiro após ter sido apedrejado na cidade boliviana de Riberalta, perto da fronteira com o Brasil. A aeronave, retida pela Polícia Federal em Rio Branco, capital do Acre, recebeu autorização para fazer o pouso depois de emitir um alerta de pane mecânica e pane seca.

De acordo com senadores da oposição boliviana, o Hércules estava carregado de armas e levava pelo menos 30 militares do Exército venezuelano. Segundo essas fontes, o grupo de militares venezuelanos estaria envolvido no treinamento de milícias partidárias do presidente boliviano, Evo Morales. Depois que os manifestantes da oposição boliviana invadiram a pista e ameaçaram agredir os militares aos gritos de "chega de ingerência", o avião decolou rumo ao Brasil e recebeu autorização da Força Aérea Brasileira para pousar em Rio Branco. Segundo informações iniciais, o Hércules receberia abastecimento em Porto Velho (RO), mas teve negada uma primeira autorização para pouso.

O avião, que aterrissou em Rio Branco por volta das 14 horas de Brasília, foi reparado e abastecido no aeroporto local. Fontes militares disseram que ele estava pronto para partir após o abastecimento, mas uma equipe da Polícia Federal chegou à pista e assumiu o controle da operação. Não ficou claro por que a PF assumiu o controle da operação nem qual era a real carga do avião.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu