Manchetes do dia

Quinta-feira, 13 / 12 / 2007

Folha de São Paulo
"Governo perde; Senado veta CPMF"
Após mais de sete horas de sessão no Senado, o Planalto foi derrotado na votação da emenda que visava prorrogar a CPMF até 2011. Foram 45 votos pela extensão da CPMF e 34 contra. Era necessário o voto favorável de 49 senadores, três quintos da Casa, para aprová-la. A prorrogação da DRU, que permite ao governo federal o manuseio livre de parte das receitas da União, passou.


O Globo
"PIB tem no terceiro trimestre melhor resultado desde 2004"
De julho a setembro, a economia brasileira cresceu num ritmo acelerado, em todos os setores, e acima do que previam os analistas. O investimento das empresas e o consumo das famílias foram decisivos para impulsionar a expansão de 5,7% do Produto Interno Bruto (soma de bens e serviços produzidos pelo país) no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Desde 2004, a economia não registrava crescimento tão forte. Em relação ao segundo trimestre, o PIB aumentou 1,7%. Com as taxas divulgadas ontem pelo IBGE, bancos e consultorias já apostam em expansão entre 5,1% e 5,5% para o fechamento do ano. Apesar dos bons resultados, a alta dos preços de alimentos e a inadimplência preocupam os especialistas. Levantamento da Austin Rating mostra ainda que a expansão da economia no Brasil é forte, mas perde para China, Índia, Rússia e Venezuela.


O Estado de São Paulo
"PIB indica que Brasil deve crescer acima de 5% no ano"
Números divulgados ontem pelo IBGE indicam que o Brasil deve fechar o ano com crescimento econômico acima de 5%. No terceiro trimestre de 2007, o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 5,7% em relação ao mesmo período de 2006 - no melhor resultado desde o segundo trimestre de 2004. O porcentual ficou acima do que esperavam os especialistas, que projetavam um avanço entre 4% e 5,35%. No período de 12 meses terminado em setembro, a expansão atingiu 5,2%. O setor que mais cresceu no terceiro trimestre de 2007 foi a agropecuária (9,2%). A indústria também registrou um impulso significativo (5%). "O crescimento dos investimentos tem sido sistematicamente muito bom", disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. Ela ressaltou que os investimentos estão concentrados na produção voltada para o consumo interno, e não para a exportação. Foi o 23º trimestre consecutivo de crescimento, numa série de altas que começou no início de 2002. Na comparação com o segundo trimestre de 2007, a ampliação no terceiro trimestre ficou em 1,7%.


Jornal do Brasil
"País cresce acima de 5%"
O Brasil, impulsionado pela expansão de investimentos e de consumo, cresceu 5,7% no terceiro trimestre deste ano, superando as expectativas de institutos econômicos, consultores e analistas. Com isso, prevê-se que, até o fim do ano, será superado o teto de 5%, antes considerado impensável. O maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre distribuiu-se entre a indústria (5%), a agropecuária (9,2%) e o setor de serviços (4,8%). Houve também uma expansão de 30,4% nas operações de crédito para pessoas físicas. Porém, as contas públicas mostram ainda que o ritmo de crescimento dos impostos - 8,7% acima da média da economia - superou o crescimento dos setores de indústria e de serviços. A remessa de lucros para o exterior somou, em três meses, R$ 12,8 bilhões - R$ 1,1 bilhão mais que o mesmo trimestre do ano passado. A inflação parcial registrada neste mês é a mais elevada desde 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu