Ubatuba

“A origem de todos os males”

“Políticos costumam ser bastante susceptíveis às críticas e descontrolados quando agridem quem apontou seus erros”.

Corsino Aliste Mezquita
Damos continuidade às provas contra as calúnias, agressões, difamações, processos judiciais e sindicâncias administrativas indevidas, de que tenho sido vítima por parte do Sr. Eduardo de Souza César e acólitos, iniciadas em “?POR QUÉ NO TE CALLAS?”. O farei com bastante serenidade, sem adjetivos e citação de nomes.

Processo de transição


Para evitar fiascos, que depois aconteceriam, na primeira quinzena de outubro de 2004, encaminhei ofício, politicamente correto, ao Sr. Prefeito Eleito, apresentando os parabéns da Secretaria e colocando-a a sua disposição, para, Ele ou seus assessores, comparecessem e se informarem dos processos, procedimentos, contratos e ações que, necessariamente ficariam em andamento, em 2005, considerando a complexidade da Secretária de Educação. O ofício foi protocolado em mãos no seu comitê eleitoral. No tivemos resposta.
Dia 22-12-04 recebi, via telefone, pedido para uma reunião, às nove horas do dia seguinte. Convoquei toda a assessoria da Secretaria para participar da reunião, com a finalidade de que nenhum assunto fosse esquecido. Todos compareceram. No horário estabelecido apareceu um grupo de pessoas estranhas. A futura secretária à frente. Grupo complexo. Cabos eleitorais, do prefeito em exercício, o integravam. Após os cumprimentos de praxe e a identificação de cada um questionei: Tem pauta para conduzir a reunião?. Não. Posso seguir a pauta que está elaborada, na minha agenda, desde outubro, esperando este momento. Pode. A pauta foi seguida e a reunião estendeu-se até às treze horas. Os membros da comissão não fizeram anotações nem questionamentos. Tudo para eles era surpresa, novidade. Antes de concluir a reunião solicitei, da futura Secretária, um novo encontro. Só com ela, para apresentar-lhe detalhes que não podiam ser expostos em reunião daquela complexidade. Voltou às quinze horas. Finalizada a reunião matutina, participante dela, ficou para conversar comigo em particular. Agradeceu e disse: “Vocês foram brilhantes. Conhecem a Secretaria em todos seus detalhes. Tenho uma notícia muito triste para lhes comunicar. Ninguém entendeu nada. São um bando de deslumbrados, analfabetos em administração. Vai ser um desastre. Prepara-te para ser responsabilizado pelo desastre”. Não esperava aquela confissão.
A futura Secretária voltou às quinze horas. Nenhum detalhe foi esquecido. Para falar de obras e de manutenção chamei os dois engenheiros que cuidavam da área. Um,lotado em cargo efetivo, era encarregado das obras com portaria especial para o assunto. O outro, comissionado, cuidava da manutenção. Solicitei-lhe que continuasse, ao menos, com o efetivo porque seu desligamento do cargo ocasionaria possíveis problemas nos contratos em andamento e atrasos nas três obras projetadas e orçadas. Falou, na bucha e na frente deles, não serem de sua confiança. Ambos ficaram indignados. No dia dois de janeiro um foi para seu cargo, na Secretaria de Obras, e, o outro, a cuidar de sua vida. Está ai a origem e o princípio de todos os males posteriores.

Problemas nas escolas


Em dezesseis de janeiro de 2005 tromba de água alaga a Creche Centro. A culpa é do Ex-Secretário que não cuidou da manutenção. Chamaram à TV Vanguarda. Inventam ratos que nunca existiram. O filme seria passado nas escolas e nos cem dias de administração para revolta dos professores e diretores. Fecharam a Creche Centro. Até hoje não foi reativada mesmo após construir novo prédio no local. Os ratos que eles inventaram os perseguiram e existem, em abundância, no antigo prédio da Elektro, para onde a Creche Centro foi transferida. Sem falsa modéstia, posso afirmar que, estiverem, na Secretaria, os membros das antigas equipes, em três dias, a creche estaria reparada e funcionando regularmente. Afinal de contas tinham resolvido problemas maiores em curto período de tempo. Dia quatro de abril de 2005 nova tromba de água ocasiona estragos no telhado e na fossa da Escola Ernesmar de Oliveira, na Praia Dura. Novamente, chamaram à TV Vanguarda. Novo filme. A culpa é da administração anterior. O Secretário de Obras prudentemente disse que o problema tinha sido provocado pela intempérie.
Outros exemplos poderiam ser citados. Escolhemos os dois acima por terem sido objeto de filme. Como o leitor pode avaliar nenhuma responsabilidade cabia à administração anterior pelas intempéries e a imperícia dos que deveriam resolver os problemas subseqüentes. Ah! Esqueci!. Eram os títeres a serviço da desmoralização do ex-Secretário.
(Em próximo artigo trataremos das obras citadas pelo Sr. Prefeito e o que lá ocorreu que ele parece não saber).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu