Tecnologia

TV digital: bonitinha...cara, burra e capenga

Camila Rodrigues na Folha de São Paulo:
Finalmente a TV digital chega ao Brasil. As transmissões oficiais das emissoras abertas começam na noite do próximo domingo, apenas na Grande São Paulo. A promessa é de imagens melhores que as da analógica: o sinal pega ou não pega, sem o meio-termo de chuviscos e fantasmas.
Segundo normas do Fórum do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), todas as emissoras abertas oferecerão sua programação, na íntegra, em formato digital a partir do próximo dia 2.
A maior parte dos programas será exibida em SD, que significa definição padrão, melhor que a atual, mas inferior à alta definição (HD ou full HD).
O formato HD é melhor que o de DVD, e é possível perceber bastante diferença em relação ao formato analógico até em televisões de tubo. O full HD só poderá ser assistido em TVs de alta resolução, que custam mais de R$ 3.000.


Nota do Editor - A Televisão como é conhecida hoje está com os dias contados, vai perder a primazia do entretenimento e da informação. Os jovens dos países desenvolvidos, com idades entre 16 e 24 anos já manifestam preferência pela Internet. No Brasil isso ainda não acontece, mas quando o programa de inclusão digital do governo levar a Banda Larga a todas as cidades brasileiras a coisa vai mudar. Banda Larga e queda acentuada nos preços dos computadores, sinônimo de Brasil conectado. Hoje a TV perde em interesse para a Internet, quem tem Banda Larga sabe o que estou dizendo. No You Tube você assiste a quase tudo o que lhe interessa, na hora que quiser, desde eventos esportivos a concertos inesquecíveis. E sempre é bom lembrar que a maior atração para o homem é o próprio homem, entre em uma "lan house" e você verá dezenas de jovens conversando, trocando figurinhas, namorando, fazendo amigos. A interatividade é atraente, uma vez conquistado o coração do adolescente ele será fiel ao veículo para sempre. Por fim, cabe lembrar que em menos de cinco anos a tecnologia de difusão de imagens via Internet terá a qualidade da TV digital e será de domínio público. A Televisão não vai desaparecer, vai sofrer profundas modificações, vai evoluir e ocupar o lugar de destaque que lhe cabe, assim como o Rádio e o Cinema nâo desapareceram com o advento da Televisão. Como dizia o "Químico", nada se perde, tudo se transforma. Por enquanto TV Digital é como o petróleo que vai nos levar ao paraíso. Quimera lulista, como outras tantas. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu