Porque não me ufano...

Entre os piores na educação

De Demétrio Weber:
O Brasil foi reprovado no maior exame mundial de ciências para estudantes de 15 anos, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2006, divulgado parcialmente ontem. Os jovens brasileiros de escolas públicas e particulares ficaram na 52 posição entre 57 países e territórios, com nota média de 390 pontos, na escala até 800. Dito de outra forma: o país teve o sexto pior resultado. A Finlândia lidera o ranking. Dos outros cinco países latino-americanos incluídos — Chile, Uruguai, México, Argentina e Colômbia —, apenas a Colômbia ficou atrás do Brasil.
A prova é feita por amostragem. No Brasil, foram avaliados 9.345 alunos de 390 municípios, em todos os estados. O critério para participar é ter 15 anos e cursar pelo menos a 7 série do ensino fundamental (8 ano, onde o ensino fundamental dura nove anos). Por causa de diferenças na amostragem, a margem de erro varia em cada país. A brasileira é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Assim, o Pisa classifica o Brasil entre a 50 e a 54 posição. (O Globo)


De Marília Martins:
Apesar do esforço para chegar a uma educação primária universal, o Brasil ainda é responsável por 20% dos alunos fora da escola em toda a América Latina. Além disso, o país continua a ter forte desigualdade na escolaridade de meninos e meninas e elevado percentual de adultos analfabetos, além de qualidade de ensino muito deficiente. Essa é a conclusão de Nicholas Burnet, diretor responsável pelo relatório de monitoramento do Educação Para Todos (EPT) da Unesco (EFA Global Monitoring Report 2008), lançado ontem. O relatório monitora seis objetivos do programa Educação Para Todos: expandir e melhorar a educação na primeira infância; fornecer educação primária universal gratuita e obrigatória até 2015; eqüidade de acesso a programas educacionais; melhorar em 50% a taxa de alfabetização de adultos; eliminar disparidades de gênero em todos os níveis até 2015 e melhorar a qualidade da educação. (Blog do Noblat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu