Manchetes do dia

Sábado, 03 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Energia Elétrica vai subir, prevê agência"
A redução do fornecimento de gás natural pela Petrobras às usinas térmicas causará "imediato aumento no custo de energia elétrica". A previsão é do diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, que alerta para risco de racionamento. A oferta insuficiente de gás se deve ao consumo crescente do produto. A alta na demanda gera competição entre setores que o usam como combustível.


O Globo
"Congresso da Venezuela dá superpoderes a Chávez"
O Congresso da Venezuela aprovou um projeto de reforma da Constituição que ameaça gerar nova onda de instabilidade no país. A mudança mais polêmica permitiria ao presidente Hugo Chávez, já no segundo mandato consecutivo, governar por tempo indefinido. O projeto autoriza ainda o governo a suprimir direitos básicos em estados de exceção, abrindo caminho para a censura à mídia e prisões sem acusação formal. Chávez também poderá criar e eliminar províncias por decreto e controlar reservas monetárias. A reforma será submetida a referendo, provavelmente no dia 2 de dezembro, e será aprovada, segundo pesquisas. O projeto enfrenta forte resistência de empresários e de estudantes, que anteontem entraram em choque com a polícia, em Caracas. Ismael Garcia, do movimento Podemos, disse ao GLOBO que houve "golpe de Estado".


O Estado de São Paulo
"Rentabilidade das empresas é a maior da década"
Levantamento da Serasa com base nos balanços de 9,7 mil empresas de diversos setores mostra que as companhias brasileiras tiveram no primeiro semestre de 2007 a melhor rentabilidade da década. O indicador, que mede a relação entre lucro e faturamento líquido, atingiu 6,6%, o mais alto da série, iniciada em 2000. Segundo o coordenador de Estudos da Serasa, Márcio Torres, a principal razão para o bom desempenho é a melhora da atividade no mercado interno, favorecida pela expansão da massa salarial e do crédito e pela redução dos juros. Fizeram parte do estudo da Serasa balanços de 3,2 mil empresas da indústria, 3,7 mil do comércio e 2,8 mil de serviços. Até o ano passado, o melhor índice havia sido o de 2005, quando a lucratividade média das companhias foi de 5,5% do faturamento líquido. No primeiro semestre de 2007, a média foi puxada pelo desempenho do setor de serviços, onde a lucratividade das empresas representou 9,9% das vendas brutas, descontados impostos. No segmento de energia, a margem atingiu 18,1%. É o terceiro ano consecutivo em que os serviços lideraram em margem de lucratividade. Em 2006, esse indicador atingiu 7%.


Jornal do Brasil
"Cardeal ataca a política de segurança de Cabral"
Cardeal arcebispo do Rio, dom Eusébio Scheid voltou-se contra a política de segurança ao comentar o laudo que confirmou execuções policiais no Complexo do Alemão: "Não adiantam estratégias que não são baseadas nos princípios do respeito à pessoa". O governador Sérgio Cabral insiste que "o conflito não é desejado, mas é inevitável".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu