Brasil

A falta de confiança nas instituições brasileiras

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) apresentou nesta manhã o resultado de uma pesquisa que revela o que o povo pensa sobre as instituições. Para se chegar às conclusões, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) ouviram, no mês de agosto, 2.011 pessoas em todo o país.
Sabe qual foi a principal conclusão? Que os brasileiros perderam a confiança nas instituições brasileiras.
A Polícia Federal é a instituição que está melhor na fita – 75,5% dos brasileiros confiam nela. Além disso, a população acredita que a PF é o órgão mais relevante para combater a corrupção.
As Forças Armadas e o Juizado de Pequenas Causas são, respectivamente, a segunda e a terceira instituições com maior grau de confiança. Atrás delas ficou o Senado Federal – apenas 14,6% da população dizem confiar no parlamento.
Confira alguns números da pesquisa:
- 84,9% acreditam que a corrupção pode ser combatida.
- 79,8% discordam do foro privilegiado.
- 94,3% acham que um político processado na Justiça não pode concorrer às eleições.
- 95,4% defendem a reforma política.
- 51,7% não sabem a diferença entre Ministério Público e Pode Judiciário.
- 59,1% confiam no trabalho da imprensa.
Coube ao deputado Pedro Wilson (PT-GO) se defender em nome dos políticos, que, segundo a pesquisa, contam com a confiança de apenas 11,1% dos brasileiros. Olha o que ele disse:
“Não adianta esconder a realidade, tapar o sol com a peneira. Vamos nos debruçar sobre os dados e superar esses episódios. Ninguém é obrigado a ser político. Quem é político tem que dar satisfação”. (Do Blog do Noblat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu