Clodovil no PR



Uma semana de indefinições

Marcelo Mungioli
Qual terá sido a intenção do deputado Clodovil Hernandez ao propor sua filiação ao PR?
Não parece ser por espaço político, nem por uma autêntica identificação com a legenda. Parece mais que todo este barulho (local, é claro!) visou apenas para dificultar o caminho do pré-candidato a prefeito Paulo Ramos, de quem Clodovil já falou cobras e lagartos em rede nacional.
Imaginem o embate de personalidades que vai virar a sigla em Ubatuba, que ficará dividido, já que a presidente do diretório local Ana Baroni, é uma das articuladoras da candidatura de Ramos para a Prefeitura.
E quais serão os interesses de Clodovil? Realmente disputar a vaga de Eduardo Cesar, ex-aliado e atual desafeto, em 2008? Será que o grupo de Ramos e os adeptos de Ana Baroni se subordinarão (se curvarão) aos caprichos de Hernandez?
Acompanhei de longe a confusão que se formou após a notícia. O dono do partido, o deputado federal Waldemar Costa Neto teria sido surpreendido por uma ligação de Clodovil, que demonstrou interesse de ingressar no PR. A proposta teria sido aceita imediatamente por Waldemar que, só depois teria percebido o tamanho do problema que estaria por causar no diretório local do partido.
Clodovil é um quadro significativo em eleitorado para o PR nacional, pois com uma campanha modesta arrebanhou quase meio milhão de votos. O problema é meramente local, onde todo o quadro político já estava montado em torno de uma aliança entre os PRs (Paulo Ramos e Partido da República). Com a chegada de Clodovil, e com os antecedentes já apresentados acima, tudo pode ficar muito complicado.
Talvez por isso, lideranças locais dos Republicanos já estariam buscando um transbordo de filiados para o PRP, como forma de garantir apoio a Ramos, mesmo que o PR fique nas mãos de Clodovil.
Com a notícia, parece que o ambiente político entrou em ebulição: primeiro, a volta de Caribé, desta feita articulando com o PTB, segundo noticiado pelo Sidney Borges. A seguir, apareceu a notícia doo crescimento do nome do vereador Charles Medeiros como provável terceira via e, para finalizar, a jogada de mestre da Nelinha e do Jairo dos Santos, trazendo o PSB para a oposição.
Vendo a briga de longe, parece que Eduardo Cesar vem conseguindo, graças a uma boa articulação e um enorme despreparo de seus adversários, fortalecer-se para disputar a reeleição. Para Cesar, quanto mais candidatos, mais chances. Seus adversários parece que torcem pela continuidade.

Foto: Sidney Borges, tirada na "Feijoada do Agito de 2006". Direitos reservados, é proibido copiar sem dar crédito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu