Santa Casa em pauta

Em Busca de uma Santa Casa Melhor

Dr. Humberto M. Makyama
Médico cirurgião da Santa Casa de Ubatuba
Todos vêm acompanhando com grande interesse a situação em que se encontra a assistência à saúde do cidadão de Ubatuba, especialmente o atendimento prestado pela Santa Casa.
Os problemas são complexos e as soluções envolvem geralmente gastos muito elevados. É fato conhecido que os recursos dos quais o hospital dispõe para atender a toda a população ficam aquém daquilo que seria o ideal. Administrar tal realidade requer uma estratégia de racionalização e determinação de prioridades, levando em conta as necessidades mais imprescindíveis do usuário.
Nos últimos meses tem havido uma preocupação neste sentido e alguns bons resultados fazem-se notar. O tempo de espera dos pacientes no Pronto-Socorro diminuiu. Há um esforço no sentido de regularizar a assistência hospitalar nas áreas básicas, com contratações de profissionais, aos quais têm se procurado pagar em dia, viabilizando assim que estes se mantenham trabalhando na Santa Casa. Tem-se buscado estabelecer protocolos de condutas médicas, que geralmente resultam em atendimentos mais eficazes e com menos desperdícios.
Sanar completamente os problemas do hospital depende do esforço de todos os envolvidos: médicos, funcionários, administradores e usuários, unindo forças, construindo, opinando e participando dentro de suas possibilidades em busca de uma Santa Casa melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu