Santa Casa em pauta

Imprensa livre, povo livre = controle social da saúde

Há pessoas que não acreditam no ideal de um povo com cidadania, julgando que se trata de uma utopia. Há quem afirme que o ideal expresso em nossa Constituição Federal em seu artigo 198, que determina que o sistema integrado de saúde somente exista com a participação popular, é um ideal inalcançável. Entretanto tivemos hoje, 13 de agosto de 2007, uma prova concreta e real de que esse ideal não é uma utopia, com a efetiva associação de uma imprensa autenticamente livre e comprometida com o propósito de divulgar informação a uma população, que, amadurecidamente, tem consciência de seu papel, de seus direitos e responsabilidades, e, portanto, age de acordo com essa convicção. Foi publicada, nesta data, sob o título “SITUAÇÃO DA SANTA CASA E DA SAÚDE EM UBATUBA”, matéria informando à população a gravidade da situação da saúde em UBATUBA e na Santa Casa por falta de administração profissional e idônea, tanto no Executivo e como no Hospital e incitando-a a assumir o seu real papel e participar do processo do controle social da gestão da saúde no Município e na nossa Santa Casa.

Em resposta a essa matéria, a presidente da Associação dos Moradores da Maranduba, Maria Chagas Cancillier, imediatamente enviou e-mail ao autor da divulgação, indagando se poderia também usar a matéria e participar na luta pela moralização, profissionalização da gestão da nossa Santa Casa e da saúde na nossa cidade, a qual, por nascimento ou por opção, escolheu para viver e tornar-se parte da comunidade, que, efetivamente, dá vida e significado à cidade que temos o privilégio de morar. Cabe lembrar que um graveto se quebra facilmente, mas é impossível se quebrar um maço de gravetos juntos:

“Ola Maria,


Sem dúvida, a matéria é pública e foi divulgada para que a população tome conhecimento da situação da nossa Santa Casa, e participem da luta para sua salvação e desenvolvimento. Sugiro quer a fonte seja mencionada, para não ficar denúncia anônima.
Fico feliz com a adesão e esta foi a intenção da publicação da matéria. Espero que o exemplo de vocês se multiplique,

Muito Obrigado

Abraço

Elias


Referência: A situação da Santa Casa e da Saúde em Ubatuba (13/08/2007 - 10h12) Em nome de minha associação e outras que quizerem, poderíamos usar este seu material para entregar em mãos dos srs. vereadores, endossando seu artigo e exigindo as providências aqui expostas, igualmente de nossa parte?

Abraços,

Maria
maria chagas cancellier (maria cruz)”

Estarmos juntos, em resposta a expectativa daqueles que dependem de nós, os quais temos o dever de defender e proteger, por sua idade, condições físicas ou sociais, pois estaremos protegendo e defendendo o futuro de nossa Cidade, de nosso Estado, de nosso Planeta e de nossa humanidade.
Continuemos, pois, LIVRES, imprensa e população, para cumprimos nossa missão, que é a razão de existirmos...

Elias Penteado Leopoldo Guerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu