Santa Casa em pauta

Resposta a carta aberta do Sr. Eduardo César

Para esclarecimento da população sobre as considerações do Sr. Eduardo César sobre manifestação de Elias Guerra sobre eventual fechamento da Santa Casa de Ubatuba, cabe comentar:
Ignorante não é a pessoa que não sabe as coisas, mas é a que não sabe onde ou com quem procurar as informações, ou que se apóia em assessores tão ou mais ignorantes do que ela. Sugere-se, pois, que o Sr. Eduardo César leia atentamente e bem devagar, no exemplar da Imprensa Livre de 13 de julho de 2007, a parte superior da página A3, e as observações feitas com relação ao item 5 das suas considerações. Ele declarou que “convidou o Sr. Elias Guerra a assumir a administração da Santa Casa” apesar de ter afirmado que ele ““tem tal convicção pessimista e sem embasamento”,e “é alguém que não conhece o tema que aborda e mais, não reflete uma espírito de cooperação com a sociedade local...”. O Sr. Eduardo César desconhece quem é Elias Guerra e ignora que a entidade a que ele representa no Conselho Gestor da Santa Casa foi a mais votada em recente eleição realizada no dia 16 de julho de 2007, que significa que a população pensa diferente do Sr. Eduardo César, que ignora o que a população pensa.
As reações espasmódicas do Sr. Eduardo César aos problemas da Santa Casa evidenciam-se na demissão absurda e imotivada da Gerente de Enfermagem, da função que exercia com competência e sucesso, desenvolvendo a profissionalização da enfermagem da Santa Casa de Ubatuba, para readmiti-la no Pronto Atendimento da Maranduba, em um projeto que não se sabe como poderá contribuir para melhorar a situação da Santa Casa. Isto demonstra que a demissão foi feita sem se conhecer e considerar o trabalho que, com sucesso, ela estava realizando. Não há preocupação com o futuro do hospital, pois o cargo de Gerente de Enfermagem continua vago e o projeto de criação de manuais operacionais permanece incompleto e a equipe da enfermagem continua sem liderança.
Para que a população de Ubatuba faça suas considerações sobre o que o Sr. Eduardo César disse, apresenta-se o seguinte:
Item 1 – O sr. Eduardo César refere-se a Elias Guerra como “parecendo que tal pessoa é desconhecedora do contexto histórico a respeito do assunto”, e passa a fazer referências a FATOS PASSADOS sobre a Santa Casa, na tentativa de desviar a atenção da CALAMITOSA SITUAÇÃO ATUAL, criada por sua gestão, acreditando que a população possa ser tão ingenuamente enganada, tentando esconder o negro presente, do qual é o causador por ser irresponsável e incompetente.
Item 2 – O Sr. Eduardo César disse: “Em relação à “promessa” de verbas da União para a Entidade na ordem de três milhões de reais, isso é maravilhoso. Porém, pessoalmente, conheço a sistemática de destinação de recursos da União e DESCONHEÇO a figura técnica de recursos para deputados de primeiro mandato. Creio tratar-se de uma promessa, como tantas que presenciamos...”. Desta forma, reconhecendo que desconhece a sistemática, chama o Deputado Federal Clodovil Hernandes de mentiroso. Bastaria que o Sr. Eduardo César lesse atenta e devagar, para que possa entender, o texto na página A2, coluna “Curta”, do exemplar do jornal citado, para se informar do que ignora, que seus assessores também ignoram: “A verba já está prevista no orçamento da União e foi solicitada por parlamentares que não foram reeleitos. Neste caso, o recurso passa a ser prioridade de parlamentares eleitos pela primeira vez, caso de Clodovil”. O Deputado Federal Clodovil Hernandes declarou sua intenção de direcionar recursos de três milhões de reais para a Santa Casa de Ubatuba, por seu amor à Ubatuba. Esta atitude do Sr. Eduardo César justifica a dúvida do Deputado Federal Clodovil Hernandes e demonstra sua responsabilidade pela aplicação de verbas publicas, e sua preocupação sobre a gestão da Santa Casa de Ubatuba. Por desconhecer o que diz e chamar sem fundamentação o Deputado Federal Clodovil Hernandes de mentiroso, o que elimina qualquer credibilidade em sua pessoa, o Sr. Eduardo César poderá fazer que essa verba seja destinada para outra entidade. Assim, se a verba não for destinada à Santa Casa de Ubatuba, a população já sabe que a responsabilidade será do Sr. Eduardo César.
Item 3 – O Sr. Eduardo César disse que “a preocupação do Sr. Elias Guerra com as demissões efetuadas parece-me ser muito mais uma lamúria de ordem pessoal...”. Realmente, nesta única oportunidade em seu texto, o Sr. Eduardo César acertou, pois Elias Guerra lamuria-se intensamente com o descaso e desrespeito com pais de família, eleitores, que tinham em seus empregos na Santa Casa a única fonte de sustento de suas famílias e que não receberam sequer o pagamento de seus direitos trabalhistas. Não podem receber seu seguro desemprego por que não foram feitos os recolhimentos das contribuições previdenciárias, descontadas em seus salários, nem podem receber o FGTS, que também não foi recolhido. É uma enorme lástima para a população de Ubatuba que o Sr. Eduardo César não se lamurie também com tal situação. O Sr. Eduardo César disse “eu presumo que o Sr. Elias Guerra esteja atendendo a algum interesse de terceiro...”. O Sr. Eduardo César parece também ignorar que presunções são fundamentadas em conclusões que uma pessoa faz sem conhecer os fatos, inferindo que as pessoas ajam como elas, baseando-se naquilo que ele sempre faz, atender interesse de terceiros e não o da Santa Casa ou da população.
Item 4- O Sr. Eduardo César disse: “cabe destacar que, pessoalmente, convidei o Sr. Elias Guerra a assumir a administração da Santa Casa, sendo que o mesmo recusou o convite” e que “o mesmo é usado como instrumento político para plantar um verdadeiro clima de terror...” Entretanto o Sr. Eduardo deve esclarecer à população os critérios de escolha de seus assessores, pois se o Sr. Eduardo César tem os conceitos referidos a respeito de Elias Guerra, por qual razão convidou-o a assumir a administração da Santa Casa? Isto significa que o critério usado pelo Sr. Eduardo César para escolher pessoas para cargos de confiança é pela incompetência e o Sr. Eduardo César convida pessoas tão incompetentes como ele. O Sr. Eduardo César imagina, em sua ignorância em conhecer pessoas, que todas as pessoas agem como ele. Esta foi uma das razões pela qual Elias Guerra não aceitou e nem aceitará jamais qualquer convite semelhante do Sr. Eduardo César, porque não se considera incompetente igual a ele.
Item 6 – O Sr. Eduardo César menciona “discursos vazios, sem proposta de solução”, revelando outra característica sua : a de ter memória curta, quando lhe é conveniente. Em matérias veiculadas pela mídia em 16 de junho de 2007, referente ao afastamento do Sr. Alvaro Spínola, se enfatizou a importância da conclusão dos trabalhos de profissionalização e organização da Santa Casa de Ubatuba; em 19 de junho de 2007 foram feitas referências às obras que foram iniciadas de acordo com o projeto de modernização das instalações do Hospital da Santa e, novamente, se reafirmou a necessidade da continuidade do plano de profissionalização; em 30 de junho de 2007, foi relatado o conteúdo dos assuntos tratados na reunião da qual participaram o Sr. Eduardo César, o Deputado Federal Clodovil Hernandes, Elias Guerra e os três assessores do Deputado, Sra Maria Regina Nascimento Ramos, Sr. Maurício Petiz e Sr. René Gatti, quando foram ressaltadas as afirmações de Elias Guerra ao Sr. Eduardo César sobre a importância da conclusão do plano de profissionalização da Santa Casa, pelos resultados apresentados, e novamente foi o Sr. Eduardo César alertado para que o plano continuasse e que se preservasse a equipe de gerência que o vinha conduzindo com sucesso, com o que o Sr. Eduardo César afirmou concordar; em 6 de julho de 2007 revelou-se a grande preocupação com o futuro da Santa Casa causada pela demissão imotivada da Gerente de Enfermagem, causando a dúvida que o Sr. Eduardo César havia quebrado a sua palavra. Ficou a questão de que a demissão teria ocorrido por influência de terceiros, que, por alguma forma secreta, podem influenciar a decisão do Sr. Eduardo César, pois a decisão dessa demissão não atendeu aos interesses do desenvolvimento da Santa Casa. A “imagem negativa da cidade”, a que o Sr. Eduardo César se refere, não é causada por notícias que possam ser motivo de alarme para pessoas conscientes e preocupadas com as condições de atendimento à saúde da cidade, mas por sua gestão incompetente e não transparente, motivada por outros interesses que não são o bem da cidade e da população.
O Sr. Eduardo César parece ignorar que julgar os outros com referência a si próprio, acreditando que os outros sejam iguais a ele, expõe o tipo de pessoa que ele é, o que permite que a população faça seu próprio julgamento.


Elias Penteado Leopoldo Guerra
Coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu