Saia mais do que justa

Conta quem foi, César!

O prefeito César Maia divulgou ontem em seu ex-blog a seguinte nota:

""Transcrevo - mudando os termos para evitar identificação - informação recebida de um alto dirigente da TAM:
* Sobre a informação de um diretor da TAM acerca de um dos reversos da turbina, que foi divulgada pelo Jornal Nacional da TV Globo e que tanta polêmica gerou dando uma justificativa ao governo, posso afirmar -pois sou testemunha- que um alto personagem do governo contatou a alta direção da empresa (TAM) dizendo que ou eles davam uma boa saída ao governo, ou ele (alto personagem), garantia que baixada a poeira, o governo iria quebrar a TAM.
Foi um problema, pois admitir qualquer coisa dessas seria assumir o seguro dos passageiros sem seguradora, o que levaria a uma grave situação financeira. A saída encontrada foi dar uma explicação que do ponto de vista técnico e do mercado segurador, não muda nada. O governo com isso teria garantida uma saída "honrosa" e a TAM ficaria coberta, pois o não uso eventual de um dos reversos é fato regular".
(Comentário meu: Estou certo que o prefeito não é um político leviano. Se disse ter ouvido revelação tão grave feita por um diretor da TAM foi porque ouviu.
Está, portanto, na obrigação de revelar o nome do diretor. Trata-se de um episódio que resultou na morte trágica de duzentas pessoas, no mínimo. E da tentiva de um governo de fraudar o resultado de uma investigação para se livrar de eventual parcela de culpa.
Jornalista pode preservar a identidade das fontes de inforação. Padre tem de preservar segredo ouvido em confissão. Médico e alguns outros tipos de profissionais não podem contar o que ouviram de seus pacientes - salvo com autorização deles.
Mas político, não. O dever dele acima de tudo é com os interesses superiores do Estado - tanto mais em caso tão extraordinário quanto esse..
Se o prefeito insistir em calar sobre a identidade do seu confidente, estamos liberados para imaginar que ele mentiu.) (Transcrito do Blog do Noblat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu