Manchetes do dia

Sexta-feira, 27 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Mercados caem; risco-país sobe 21%"
As Bolsas tiveram grandes perdas, em dia marcado por vendas pesadas de ações e títulos. A Bovespa caiu 3,76%, e o dólar saltou 3,27%, para R$ 1,927. O risco-país, que mede a confiança externa na economia brasileira, disparou 21% e foi a 222 pontos, maior patamar deste ano. Os pregões repercutiram dados decepcionantes sobre o mercado imobiliário dos EUA.


O Globo
"Jobim assume e Tarso agora manda investigar aeroportos"
Dez meses após o início da crise aérea, e no dia da transmissão do cargo de ministro da Defesa para Nelson Jobim, Tarso Genro, mandou a PF investigar os aeroportos. A decisão do petista Tarso, gaúcho como Jobim, atropela a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) e mostra falta de sintonia no governo. Jobim prometeu que a segurança, será a prioridade nos aeroportos. "Nossas prioridades começam pelo decolar, trafegar, para chegar à comodidade", disse, em discurso com tom de crítica ao governo. Ele disse que fará mudanças e que o novo presidente da Infraero terá perfil de gestor, seja civil ou militar. O modelo da Anac, segundo ele, poderá ser mudado.


O Estado de São Paulo
"Filas serão o preço de mais segurança, avisa Jobim"
O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que sua prioridade será garantir a segurança nos vôos, mesmo que isso sacrifique a comodidade dos passageiros. "Se o preço da segurança for manter por algum tempo a fila, ela será mantida", avisou. "Se o preço da segurança for o desconforto, será mantido o desconforto". Ele confirmou que fará mudanças na Infraero, criticou as reformas realizadas nos principais aeroportos do País e estimou em R$ 2 bilhões o custo das obras para melhorar as condições de segurança. "Não se teve nenhuma visão sobre as questões relativas às estruturas de pouso e de decolagem, mas houve grandes preocupações no que diz respeito a shoppings centers e cinemas". Durante cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Defesa, Jobim se dirigiu aos chefes militares, afirmando que não permitirá "comandos fora de regência". E resumiu: "A música é a do presidente Lula e o maestro sou eu".


Jornal do Brasil
"Começa a devassa nas empresas aéreas"
Depois de 10 meses de crise intensa no setor,o governo e o Ministério Público decidiram ignorar a Anac e dar início a uma devassa nas companhias aéreas. Insatisfeito com a atuação do órgão, o ministro da Justiça, Tarso Genro, determinou à PF que fiscalize oito empresas. O objetivo é saber e elas cumprem o Código de Defesa do Consumidor e se dão informações claras e corretas sobre os vôos e atrasos aos passageiros. Já a Procuradoria-Geral do Trabalho cria a partir de hoje uma força-tarefa para investigar se as empresas estão desrespeitando as leis trabalhistas ao obrigarem pilotos e comissários a excesso de trabalho. A OAB também está pondo em xeque a destituição de toda a diretoria da agência. O ministro Nelson Jobim, em sua primeira entrevista no cargo, disse que a prioridade será a segurança e admitiu que vai mudar o comando da Infraero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu