Negócio da China

Livrinho vermelho

Passo pela fila dos aposentados. Estão esperando para receber os proventos de setembro, mas não há setembro. O chefe da polícia pelo telefone mandou me avisar que decretou a extinção do mês primaveril. Vão continuar na espera até que alguém tenha o bom senso de colocar setembro no calendário novamente. Continuo caminhando, um chinês me faz um aceno de cabeça que suponho ser um cumprimento. Deng Xiao Ping, o que estaria fazendo por aqui? Revolução cultural? Logo chegam outros chineses e descubro que o aceno não era um simples cumprimento, sim uma ordem. Obedeço, entro no labirinto de labirintos dentro do apartamento. Compro o que me oferecem, um Buda de jade com MP3 e pente. Custou pouco. Deng Xiao Ping sorri para mim com dentes de ouro. Ele me lembra Xu En Lai, ou seria Lin Piao? Sempre confundo esses dois... (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu