CRUSP

Jogos

Os jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro me remetem ao longínquo ano de 1963, quando aconteceram em São Paulo. Eu era estudante de escola pública e recebi um cartão que dava direito a assistir gratuitamente a cada uma das modalidades. Foi a primeira vez que vi um jogo de baseball, primeira e única. Não entendi nada, sei que Cuba ganhou do Canadá. Lembro-me bem do basquete, o Brasil era o campeão mundial, com Edson, Wlamir, Amaury, Rosa Branca e outros do mesmo calibre, um time inesquecível. Assisti a um jogo da fase classificatória no ginásio do Ibirapuera completamente lotado. O Brasil venceu, depois perdeu a final para os Estados Unidos. Mas o que mais me impressionou naquele torneio foi o alojamento dos atletas, na Cidade Universitária, posteriormente transformado no conjunto residencial da USP, mais conhecido pela sigla CRUSP, onde almocei muitas vezes no final dos anos sessenta e começo dos setenta. Fiquei maravilhado com a beleza da construção, projeto do arquiteto Eduardo Kneese de Mello que posteriormente viria a ser meu professor. O CRUSP é um exemplo de arquitetura racional e faz parte do pioneirismo no uso de pré-moldados no Brasil. Logo depois do final dos jogos começou o torneio “Bambas do Basquete”, que reunia as escolas de São Paulo e passava na televisão. O ginásio em que eu estudava participou e fez bonito, só perdemos para um colégio que dava bolsas para atletas e tinha uma verdadeira seleção. Até o campeão mundial Ubiratan disputou o torneio. São Paulo era uma boa cidade para se viver em 1963, um pouco fria é verdade, mas sem problemas de violência. Parece que foi ontem. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu