Ubatuba em foco

Mentiras e traições

Há mais de mil anos Sun Tzu escreveu um livro que se tornou clássico e continua sendo editado hoje, sob o título de “A ARTE DA GUERRA”, uma verdadeira obra-prima de estratégia política, militar ou mesmo empresarial.
Da mesma forma, há quase quinhentos anos o pensador italiano MAQUIAVEL escreveu outra obra que se tornou clássica e muito conhecida na área da ciência política, uma verdadeira bíblia de como agir para conquistar e manter-se no poder. O Príncipe, como é denominada esta obra, representou uma verdadeira revolução na forma de pensar e orientar as ações políticas e, em certo sentido, maquiavelismo resume o que muita gente considera a essência da matreirice que marca a ação política em todos os países, inclusive o nosso.
Pessoalmente não conheço nenhuma obra que trace orientações práticas de como os políticos e governantes devem fazer para se aperfeiçoarem na arte de enganar o povo, mas deve haver alguma obra secreta, que apenas os “iniciados” na política tenham acesso, pois o aprendizado nesta área parece passar de pai para filho ou de cacique para cacique, de geração para geração.
Os seus ensinamentos devem ser muito preciosos a candidatos, principalmente em época de campanhas eleitorais, quando os demagogos e mentirosos costumam falar, discursar e prometer tudo o que no passado não conseguiram realizar e sabem que não realizarão no futuro, mas aproveitam os momentos críticos e o desespero do povo para infundir-lhes alguma dose de esperança em coisas que desejam, mesmo que isto não seja realizado e, em troca, acabam recebendo os votos necessários para serem eleitos e permanecerem à sombra do poder para tudo o que a população já sabe.
Vamos a alguns exemplos: em plena campanha para as eleições de 2004, Eduardo César dizia em seus discursos que, se eleito, ia administrar nossa cidade com responsabilidade e seriedade e com a participação popular. Foi eleito. Levou à saúde ao caos, distribuiu todas as construções e reformas das obras públicas para as empreiteiras de seus amigos e parentes, terceirizou a gestão das creches, merenda escolar e quase a da saúde. Distribuiu os cargos da administração e de chefias aos ex-vereadores que estão envolvidos com ele no processo de corrupção (Processo nº. 642.01.2000.000647-4 - 1ª Vara Cível). Criou condições adequadas para proliferar a epidemia de dengue, abandonou todos os nossos bairros pobres, perseguiu comerciantes, atrasou os salários dos funcionários da saúde, não pagou fornecedores, traiu os partidos e as pessoas que o elegeram. Enfim, dilapidou o nosso patrimônio público e entregou nossa cidade aos ratos.
Apenas mais uma referência às mentiras de Eduardo César. Foi durante a inauguração da nova ala da Santa Casa, onde compareceu o Ministro da Saúde, Agenor Álvares. Depois de terminada a inauguração e depois dos discursos “inflamados”, a nova ala que deveria funcionar imediatamente está fechada e os equipamentos, como telefone, mesas e computadores e móveis foram retirados, pois lá estavam apenas para “mobiliar” os recintos e impressionar o Ministro da Saúde e as outras autoridades e convidados. A solenidade, longe de ser alguma coisa banal, revela como nosso Prefeito Eduardo César engana e mente para o povo, da forma mais descarada possível.
É triste ver espetáculos como esses acontecendo ainda em nossa cidade. É a razão pela qual imagino e continuo pesquisando para ver se consigo encontrar esta obra secreta que contém os ensinamentos que o prefeito Eduardo César tanto utiliza quando se trata de manipular e enganar o povo.
Acorda povo, antes que seja tarde.


Jairo dos Santos – PT
vereador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu