Choque aéreo

Diálogos revelam erros cometidos no maior acidente aéreo do país

Folha Online e Folha de S.Paulo
A edição deste domingo da Folha de S.Paulo traz uma reportagem exclusiva da colunista da Eliane Cantanhêde que revela os erros cometidos pelos envolvidos na queda do Boeing da Gol ocorrida em 29 de setembro do ano passado. O acidente, que matou 154 pessoas, é considerado o maior da história aeronáutica brasileira.
Cantanhêde teve acesso às 290 páginas de transcrições das conversas dos pilotos do Legacy e dos controladores de tráfego aéreo brasileiros e concluiu que "uma sucessão de erros, mal-entendidos e uma certa inexperiência ou incompetência" causaram o acidente.
Para ela, as transcrições "deixam claro" que a dificuldade de comunicação entre os pilotos do Legacy e o controlador responsável pelo vôo impediu a dupla - por três vezes - de esclarecer se deveria seguir a 37 mil pés de altitude. O plano de vôo previa uma mudança para 36 mil pés, exatamente na região onde o acidente ocorreu.
Leia mais

Nota do editor - A transcrição das conversas que agora é liberada ao público era de conhecimento das autoridades desde o dia em que aconteceu o acidente. Não revelaram antes por que não quiseram. Mistério sempre há de pintar por aí...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu