Governabilidade

O fim da reeleição

Da Folha de S.Paulo, hoje:
"O fim da reeleição e um mandato de cinco anos para presidente a partir de 2010 são os principais termos de um acordo pós-eleição que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já negocia com dois caciques tucanos, José Serra e Aécio Neves -candidatos favoritos aos governos de São Paulo e Minas Gerais e potenciais concorrentes à Presidência em 2010.
O ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) se reuniu em segredo com Serra no domingo passado em São Paulo. Trataram de buscar uma "governabilidade madura após as eleições", nas palavras de um auxiliar presidencial.
Lula já acertou diretamente com Aécio uma aliança pelo fim da reeleição. E o presidente do PT, Ricardo Berzoini, fez pontes com o candidato favorito na eleição ao governo do Rio, senador Sérgio Cabral Filho (PMDB).
Na quinta-feira, Lula disse que desejava um "entendimento nacional" para "reduzir a tensão política". Na avaliação do presidente, Aécio e Serra serão os vencedores do PSDB. E Cabral, um importante governador do PMDB. Se os quatro forem eleitos em primeiro turno, como prevêem hoje as pesquisas, a idéia do presidente é convidá-los em seguida para elaborar uma agenda comum.
A Folha apurou que, além do fim da reeleição e do retorno do mandato de cinco anos, a fidelidade partidária e o financiamento público de campanha complementam o que seria uma reforma política unânime entre os quatro.
Na área econômica, a agenda seria tentar aprovar a reforma tributária, unificando as alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de prorrogar pelo menos até 2011 a CPMF, o imposto do cheque, e a DRU (Desvinculação de Receitas da União, que permite ao governo federal ficar com mais recursos dos tributos que deveriam ser divididos com Estados e municípios). A CPMF e a DRU atuais valem até o final de 2007.
Em conversas reservadas, Lula diz que, se reeleito, proporá um governo de coalizão com o PMDB e tentará fazer um acordo com alas da oposição."

Assinante da Folha leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu