Agenda 21 em foco

Sem feijão na panela, como construir cenário de futuro?

Rui Alves Grilo
Esta é a situação problema discutida na Oficina de Formação de Multiplicadores da Agenda 21, realizada nos dias 4 e 5 de agosto na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, como resultado da parceria da Coordenação da Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente- MMA - e da Agenda 21 do Litoral Norte.
A oficina, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas dos quatro municípios da região, foi desenvolvida pela Sra. Márcia Maria Facchina e Carlos Felipe de Andrade Abirached, técnicos do MMA, e pela Sra. Denise Formaggia, engenheira sanitarista, que faz parte do Comitê de Bacias do Litoral Norte e da Divisão Regional de Saúde.


Gente não come paisagem

Um dos desafios dos multiplicadores é justamente enfrentar a questão acima, porque a Agenda 21 é um programa cuja finalidade é ampliar a participação da população na análise de seus problemas e soluções. Assim, como conciliar o planejamento do futuro se todo o tempo de que a pessoa dispõe é usado para atender as necessidades mais imediatas: conseguir um teto e comida para os filhos; como convencer uma pessoa de que ela não pode desmatar e nem construir na beira dos rios, se não existe uma política de habitação popular que atenda essa demanda?
Embora difícil, é necessário encontrar estratégias para que todos – ricos e pobres - compreendam que se não houver uma mudança de atitude das pessoas e dos governantes não haverá futuro para a espécie humana.
Estamos vivendo hoje, e de maneira mais catastrófica, a história da “Galinha dos Ovos de Ouro”, na qual, o homem, em sua ganância de enriquecimento rápido, destrói a fonte de sua riqueza. É mais catastrófica porque estamos destruindo nossa casa e nossa fonte de vida.
A Agenda 21 é uma tentativa de inverter essa situação, planejando o uso de seus recursos, garantindo a todos as condições necessárias. É difícil e desumano convencer a preservar para amanhã, quem não tem o necessário hoje. É difícil convencer a proteger a paisagem quando se está de barriga vazia. É difícil a pessoa entender que, se a situação está difícil com uma bela paisagem, poderá ficar ainda pior se essa paisagem for destruída pois ela é a nossa galinha dos ovos de ouro.
A busca de soluções, ainda que difíceis, é uma obrigação maior daqueles que têm todas as condições para a sua sobrevivência e não daqueles que estão enlouquecidos pela sua perda de dignidade pela falta de condições humanas de vida.
Criar o Fórum da Agenda 21, como um amplo espaço de manifestação dos diferentes setores da sociedade é a nossa meta mais imediata. Para isso, convidamos você a participar desse processo.

Entre em contato conosco:


AGENDA 21 DO LITORAL NORTE
Rua Gastão Madeira, 120 – Ubatuba
Fone 3832 4093
agenda21litoralnorte@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu