Manchetes do dia

Quarta-feira, 13 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Rússia se diz vitoriosa e acerta acordo de paz"
O governo da Geórgia aceitou ontem o plano de cessar-fogo negociado entre Rússia e União Européia, encerrando a guerra de seis dias pelo controle da Ossétia do Sul e da Abkházia.Mediado em nome da UE pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, o acordo atende as principais exigências de Moscou – entre elas, a de que a Geórgia se comprometa a não tentar retomar pela força os dois territórios – e reconhece apenas aos russos o direito de manter militares nessas regiões.Horas antes de negociar com Sarkozy, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, já anunciara o fim da ofensiva militar. “O objetivo foi alcançado, o agressor foi castigado e sofreu perdas substanciais”, afirmou ele.

Ontem, na Geórgia ainda foram relatados tiros e explosões que, segundo agências, mataram cinco, entre eles um jornalista holandês. A Rússia negou ataques.Os EUA baixaram o tom contra Moscou: segundo um porta-voz da Casa Branca, é irrelevante apontar culpados pelo conflito.

O Globo
"PF desafia STF e algema 32 de uma só vez"
A Polícia Federal prendeu e algemou 32 pessoas suspeitas de envolvimento com corrupção ontem, na Operação Dupla Face, a primeira depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) mandou limitar o uso de algemas aos casos em que há risco de agressão ou fuga. Os presos, com investigações em Mato Grosso e mais quatro estados, são servidores públicos e despachantes. Advogados reclamaram da exposição de seus clientes, que foram fotografados e filmados no momento da prisão. A OAB de Mato Grosso protestou. O ministro do STF Marco Aurélio Mello disse que “se não há periculosidade, se é crime financeiro, de falcatrua, o chamado crime do colarinho branco, não há necessidade de algema”. O superintendente da PF em Cuiabá, Oslaim Santana, defendeu o uso de algemas: “Depois que alguém é preso, nunca se sabe qual é a sua reação.”Em SP, pai e avô acusados de tentar matar uma jovem fizeram acordo com a Polícia Civil para não serem algemados no momento da prisão.


O Estado de São Paulo
"Rússia e Geórgia assinam acordo"
A Rússia e a Geórgia anunciaram ontem um cessar-fogo, após cinco dias de combate que deixaram cerca de 100 mil refugiados. O acordo – intermediado pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy – prevê a retirada das tropas russas do território da Geórgia, que se compromete a não atacar as províncias separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia, ambas de maioria russa. Mesmo depois do anúncio do cessar-fogo, aviões russos voltaram a bombardear Gori, cidade da região central da Geórgia que já tinha sido praticamente abandonada por seus moradores.


Jornal do Brasil
"De chefe de polícia a deputado cassado"
Chegou ao fim a carreira política do deputado estadual Álvaro Lins (PMDB): de homem forte da Polícia Civil do Estado nos governos de Anthony e Rosinha Garotinho à condição de parlamentar cassado, a queda de Lins foi sacramentada pela votação secreta da Assembléia Legislativa do Rio que lhe tirou o mandato. Por 36 votos a 24 – mínimo exigido – a maioria dos deputados acolheu as acusações da Polícia Federal contra ele, apontado como um dos chefes de quadrilha que atuavam na cúpula da polícia. Entre os crimes praticados estava a cobrança de pedágio numa espécie de loteamento das delegacias. Nenhum dos 24 que votaram a favor o defendeu em público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu