Manchetes do dia

Sexta-feira, 25 / 01 / 2008

Folha de São Paulo
"Governo suspende licença de desmatamento em 36 áreas"
O governo federal suspendeu autorizações para desmatamento em 36 municípios da Amazônia Legal, responsáveis por metade do abate de árvores recente na região. "Estamos declarando uma moratória", resumiu a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) após reunião de emergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros seis ministros para reagir ao aumento recorde da devastação da floresta nos últimos cinco meses de 2007. A "moratória" já estava prevista em decreto assinado pelo presidente Lula em dezembro, mas entrará em vigor com a publicação de portaria da ministra do Meio Ambiente na edição de hoje do "Diário Oficial". Serão listados 36 municípios (6% dos municípios amazônicos) considerados prioritários no combate ao desmate, a maioria em MT e no PA. Nos municípios da lista, as propriedades rurais terão de ser recadastradas e passarão a ser monitoradas. O objetivo é punir não apenas a derrubada ilegal, mas também quem comercializar ou transportar produtos de áreas desmatadas.


O Globo
"Governo se divide sobre causa de desmatamento"
Um dia após a noticias de que o desmatamento na Amazônia é recorde, o presidente Lula precisou intervir para tentar acabar com uma divergência publica entre dois de seus ministros - Marina Silva (Meio Ambiente) e Reinhold Stephanes (Agricultura) - sobre a causa da devastação. "Não é hora de acusar ninguém", disse Lula, quando Marina culpou o agronegócio e Stephanes contestou. O governo enviará à Amazônia 780 homens da PF, Força Nacional, Polícia Rodoviária, Ibama, Incra e Funai. Foi suspensa a licença para corte de árvore em 36 municípios e produtores autuados por derrubadas ilegais serão impedidos de ter acesso a crédito público. Quando Lula esteve na ONU comemorando a queda do desmatamento, em setembro, o governo já sabia que a destruição da floresta tinha voltado a subir informa Miriam Leitão.


O Estado de São Paulo
"Governo corta credito em áreas desmatadas"
O governo lançou ontem pacote de emergência para tentar conter a devastação da Amazônia, que avançou nos últimos cinco meses de 2007. A principal medida anunciada é a proibição a bancos oficiais de financiar propriedades rurais que tenham promovido a derrubada ilegal da floresta. Fazendas envolvidas em crime ambiental ficarão sujeitas a bloqueio. Também foi divulgado que, a partir de 21 de fevereiro, equipes da Polícia Federal e do Ministério da Agricultura vão vistoriar áreas em 36 municípios considerados campeões de desmatamento. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou os governadores Blairo Maggi, de Mato Grosso, e Ivo Cassol, de Rondônia. De acordo com Marina, os dois vêm se recusando a colaborar com ações de combate ao desmatamento. Após as declarações da ministra, o presidente Lula mandou assessores dizerem que a hora é de providencias, e não de acusações. Analise feita pela Casa Civil em 2005 já detectava falhas no plano federal de proteção da Amazônia, mas nada foi feito para corrigi-las.


Jornal do Brasil
"Políticos do Rio deram golpe de R$ 100 milhões"
O Ministério Público estadual e a Secretaria de Segurança desmontaram um esquema que desviou R$ 100 milhões em verbas públicas, em 17 municípios. Em Magé, 13 pessoas foram presas, inclusive parentes da prefeita Núbia Cozzolino (PMDB). Segundo o MP, quatro quadrilhas fraudavam licitações contratavam funcionários fantasmas e desviavam dinheiro de escolas e hospitais. Dos 28 mandados de prisão, 19 foram cumpridos. Entre os foragidos estão o ex-prefeito e irmão da prefeita, Charles Cozzolino e a secretaria de Fazenda, Nucia Cozzolino, irmã de Núbia.

Comentários

Anônimo disse…
Nãoé precisoir tão longe. Numa determinada cidade aqui perto comenta-se à boca pequena que nestes anos "alguém" também levou 100 milhões. Se é verdade, não sei, mas que a pessoa é muito espertinha, issó é...

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu