Manchetes do dia

Segunda-feira, 14 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Papa critica capitalismo e marxismo"
O papa afirmou ontem que os sistemas marxista e capitalista falharam. E criticou, sem citar nomes ou países, governos latino-americanos adeptos de "ideologias superadas". Em discurso marcado pela idéia de que, para a igreja, a fé deve preceder qualquer ação social ou política, Bento 16 abriu a 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida, onde encerrou sua visita de cinco dias ao Brasil. (...)


O Globo:
"Papa deixa país com crítica a autoritarismo no continente"
O Papa Bento XVI se despediu ontem do Brasil com um discurso forte na abertura da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, no qual criticou o autoritarismo na região, o marxismo e o capitalismo. Há preocupação diante "de formas de governo autoritárias e sujeitas a certas ideologias que se imaginam superadas", disse o Papa a 266 cardeais, bispos e religiosos reunidos em Aparecida. Ao definir a linha de atuação missionária na América Latina, Bento XVI recomendou que a Igreja fique longe do engajamento político. (...)


O Estado de São Paulo:
"Na despedida, papa prega mais fé e menos ideologia"
Ao se dirigir aos bispos reunidos na Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP), o papa Bento XVI disse que "há motivos de preocupação ante formas de governo autoritárias ou sujeitas a ideologias que pareciam superadas e não correspondem à visão cristã do homem". Segundo vaticanistas, o papa se referia Venezuela, Bolívia e outros governos que vem surgindo na América Latina, além de Cuba. (...)


Jornal do Brasil:
"Mais estudo, menos salário"
Os brasileiros estão mais instruídos. E mais pobres. A contradição é revelada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada: de 1982 a 2004, a média de estudo do proletariado urbano cresceu dois anos e cinco meses, enquanto a renda encolheu 33,62%. A diferença salarial entre trabalhadores com uma década de estudo e os que não haviam concluído o primeiro grau caiu de 123% para 75%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu