Manchetes do dia

Terça-feira, 29 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
"BNDES adia empréstimo à Volks"
O governo decidiu suspender a liberação de R$ 497,1 milhões em recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a Volkswagen até que a direção da empresa conclua as negociações com os trabalhadores sobre o processo de reestruturação da montadora. Em reunião entre governo e representantes da VW, os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Dilma Rousseff (Casa Civil) e o presidente do BNDES, Demian Fiocca, comunicaram a suspensão do repasse de recursos à companhia. A operação de empréstimo do BNDES fora anunciada em abril. Até a semana passada, Fiocca vinha afirmando que o empréstimo não tinha nenhuma relação com a manutenção de empregos por parte da companhia e que o dinheiro seria liberado. As declarações destoavam da posição adotada por Marinho, que defendia a não-concessão do empréstimo, já que a montadora ameaçava fechar a unidade do ABC paulista.

O Globo:

"Sanguessugas fazem Senado abrir processos de cassação"
Os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB). Serys Slhessarenko (PT-MT) e Magno Malta (PL-ES), acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, respondem desde ontem a processos no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar, e não podem mais renunciar para escapar da cassação. São acusados de receber propina em troca de emendas para a compra de ambulâncias. Eles ganharam prazo de cinco sessões para se defender, e o conselho espera concluir os processos até o dia 24 de setembro. São os primeiros senadores processados pelo Conselho de Ética desde o início da série de escândalos envolvendo o Congresso, inaugurada com o mensalão, em 2005. Em março, o Conselho recusou denúncia contra Eduardo Azeredo (PSDB-MG) por receber recursos de caixa dois do empresário Marcos Valério. A CPI dos Sanguessugas também começou a investigar o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

O Estado de São Paulo:

"Mais de 1/3 dos paulistas já foi vítima de assalto"
Nada menos de 35% dos paulistas já foram vítimas de um assalto. É o que revela pesquisa Estado/Ibope feita no estado de São Paulo. Mais: de cada dez entrevistados, oito conhecem alguém que já foi vítima de violência. A pesquisa mostra ainda que, do total de vítimas, uma em cada três não prestou queixa à polícia. Os mais jovens, os moradores da periferia e os mais pobres são os que menos costumam registrar o episódio em alguma delegacia.
A explicação para a baixa notificação, disse o coronel José Vicente da Silva, ex-secretário de Segurança Nacional, é que a população não acredita na recuperação do bem. Para a Secretaria da Segurança do estado, há mais em jogo: a vítima teria também receio de passar vergonha na delegacia ou conhece o autor do crime. A pesquisa mostrou que a maior parte das vítimas de roubo tem entre 16 e 24 anos. Número: 16% dos entrevistados em São Paulo já tiveram o carro roubado; 40% dos mais pobres não costumam apresentar queixa; entre os mais ricos, são só 20%.


Jornal do Brasil
"Bombas do PCC armam crime no Rio"
A apreensão de 50 bombas caseiras com as siglas PCC-CV numa favela em Caxias expõe a união das principais quadrilhas de São Paulo e do Rio. Os artefatos, de enorme poder destrutivo, reforçam o arsenal dos traficantes cariocas em ataques a blindados policiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu