Papo do Editor

Tentar é permitido...

Sidney Borges
Quem é alfabetizado em matemática conhece o teorema de Pitágoras. "No triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos."
a2 = b2 + c2 (leia a elevado ao quadrado; b elevado ao quadrado e c elevado ao quadrado).
(aa = bb + cc)

Desculpe leitor, o editor é analfabeto em HTML.

O último teorema de Fermat, ou teorema de Fermat-Wiles, afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça:

xn = yn + zn (leia x elevado a n; y elevado a n e z elevado a n)

Por exemplo, você jamais encontrará três inteiros positivos que satisfaçam:
xxx = yyy + zzz; ou
xxxx = yyyy + zzzz, ou ainda
x (kx) = y (ky) + z (kz) com k inteiro positivo e diferente de 2.

Quando me foi proposto o desafio eu prontamente, no verdor e na audácia da juventude, aceitei. Passei bem uns 20 anos tentando. Não consegui, me faltaram ferramentas matemáticas e neurônios, mas antes de mim muita gente tentou. Durante 300 anos ninguém conseguiu, só em 1994 o matemático britânico Andrew Wiles chegou lá.

Devo confessar que a minha inclinação tende mais para a geometria, por isso também tentei com afinco e dedicação resolver um problema de enunciado simples e solução complexa:

Usando somente régua e compasso, obter a terça parte de um ãngulo dado. Ou, em outras palavras, dividir um ângulo em três partes iguais usando régua e compasso.

Parece simples não é mesmo? Tente.

Esse problema começou a ser resolvido por mim e um por grupo de colegas, em 1963, proposto pelo professor Rui, mestre de matemática do Ginásio Estadual Frei Paulo Luig, em São Paulo.

Em tempo, antes que alguém cometa suicídio, o problema não tem solução.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu