Deu em O Globo

Para Lula, greve de fome sempre foi teatro

De Elio Gaspari:
Nosso guia, ou Grande Mestre, como diz a comissária Rousseff, comparou as razões dos dissidentes cubanos que fazem greve de fome às dos delinquentes das prisões nacionais.


O aspecto autoritário, intolerante e até mesmo servil da fala de Lula já foi universalmente exposto, mas resta um detalhe: a natureza farsesca de seu próprio recurso à greve de fome.

Em 1980, quando penou 31 dias de cadeia que ajudaram-no a embolsar pelo Bolsa Ditadura um capital capaz de gerar mais de R$ 1 milhão, Lula fez quatro dias de greve de fome.

Apanhado escondendo guloseimas, reclamou: "Como esse cara é xiita! O que é que tem guardarmos duas balinhas, companheiro?"

Em 1998, quando os sequestradores do empresário Abilio Diniz fizeram greve de fome na cadeia, Lula ligou para o presidente Fernando Henrique Cardoso e intercedeu por eles: "Olha, Fernando, você vai levar para a tua biografia a morte desses caras".(Dar o mesmo telefonema para Raúl Castro, nem pensar.)

Nesse mesmo ano, quando Lula sentiu-se massacrado pelas denúncias de intimidades imobiliárias com o empresário Roberto Teixeira, saiu em busca de apoios e disse que cogitava fazer uma greve de fome. Não fez, e tanto ele como Teixeira alimentam-se bem até hoje.

Recordar é viver. Em plena ditadura, o presidente Ernesto Geisel foi confrontado por uma greve de fome de 33 presos políticos da Ilha Grande que reivindicavam transferência para o continente. Quando o jejum estava no 14º dia, Geisel capitulou: "Ceder a uma greve de fome é duro, mas eu prefiro ceder".

Nota do Editor - Lula gosta do regime cubano, na verdade nem sei se gosta ou finge gostar, Lula é imprevisível. Também não sei se ele tem conhecimento dos crimes e das penas dos dissidentes encarcerados em Cuba. Escrever artigos em jornais estrangeiros e criticar o regime dá cana braba no paraíso socialista de Fidel. Os "criminosos comums", como Lula classifica prisioneiros políticos, mofam 30 anos na cadeia. Por ter tido a ousadia de falar em abertura e democracia. Talvez Lula não saiba, ele nunca sabe, mas se no Brasil a ditadura que ele combateu tratasse os dissidentes como faz a ditadura cubana, ele estaria mofando no xilindró. E jamais seria presidente. Luiz Inácio fala demais. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Maldito Fidel ! Poderia ser brasileiro...nos livraria de Lula, Dilma, Dirceu e toda a trupe.(desculpem o desabafo, deus me livre, Fidel...)
Lula a cada dia mostra sua verdadeira face e ri sobre seu passado de ator pastelão como líder político do povão...
Hoje com seu chapéu Panamá,ternos italianos, ele mata sua sede de destilados com importados.
O que devemos esperar do governo de D. Dilma ?

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu