Longevidade

Ilha de Páscoa pode ter o 'elixir da vida'

Veja.com (original aqui)

Uma substância encontrada no solo da Ilha de Páscoa pode servir de base para o "elixir da vida", concluiu um estudo publicado na quinta-feira pela revista Nature. O segredo estaria na rapamicina, agente descoberto em 1970 e hoje usado em transplantes para evitar a rejeição de órgãos.

Pesquisadores americanos reformularam droga para que pudesse ser metabolizada por ratos de laboratório com cerca de 20 meses - o equivalente a 60 anos em humanos. Os roedores alimentados com rapamicina tiveram um aumento de 28% na expectativa de vida dos machos e de 38% das fêmeas.

A explicação dos cientistas é que o componente bloqueia a atividade de uma enzima responsável pelo metabolismo das células, crescimento celular e produção de proteínas em resposta a sinais ambientais. Foi a primeira vez que o efeito da redução dessas funções foi observado em mamíferos.

Para Arlan Richardson, diretor do Instituto Barshop para Longevidade e Estudos do Envelhecimento do Texas, onde foi conduzida grande parte da pesquisa, os resultados são promissores. "Nunca pensei que encontraríamos uma pílula antienvelhecimento para pessoas enquanto vivo; porém, a rapamicina demonstra um grande potencial para fazer isso".

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu