Ubatuba em foco

Propina na Câmara

Sidney Borges
Na semana passada houve andamento na ação civil (749-05), movida pelo Ministério Público local. Segundo consta nos autos, Ubatuba foi palco de um esquema de propina comandado por integrantes da Câmara Municipal. Aconteceu em 1997 e 1998. Tudo indica que a demorada ação agora vai correr rápido e logo saberemos a sentença. A cidade está curiosa.

Em 1995 foi publicada uma matéria alusiva no Vale Paraibano, assinada pelo jornalista Salim Burihan e reproduzida no Ubatuba Víbora. Está disponível aqui.

A ação surge em boa hora, o tema central logo voltará a ser abordado. Com o advento da indústria petrolífera Ubatuba certamente receberá técnicos ligados à atividade. A chegada de imigrantes de alto nível vai ter impacto no mercado imobiliário. Haverá uma forte pressão pela mudança do gabarito, a indústria da construção civil luta há muito tempo pela verticalização.

Com toda razão, construtores querem ganhar, corretores de imóveis querem ganhar, comerciantes de material de construção querem ganhar. E não podem ser condenados por isso, quem abre uma empresa o faz visando lucro.

Sobre a verticalização em questão, há quem defenda com ardor e quem condene. Tomando-se as devidas precauções não há nada de errado, o crescimento populacional é inexorável e a verticalização é a única forma de enfrentar o fato.

No entanto, antes de liberar é preciso criar condições para que a cidade não se transforme em uma cloaca fedorenta perpétua. Ubatuba não possui infraestrutura sequer para a população atual. As praias da cidade estão condenadas. Até Itamambuca que tem visibilidade internacional padece dos males da poluição.

E há um detalhe sórdido, os esgotos estão poluindo mais do que as praias, estão corroendo o capital da cidade. Ubatuba só pode sobreviver como atração turística. A distância dos centros produtores e a falta de transportes inviabilizam a criação do sonhado parque industrial, hoje mera utopia para enganar eleitores.

Sem o devido tratamento dos esgotos não podemos pensar em liberar gabaritos. Antes de colaborar com o aumento da poluição os vereadores deveriam pensar em criar meios de acabar com ela. Deveriam, nem sei se as escolas "modernas" ensinam esse tempo verbal...

Comentários

wagnao disse…
Sidney, sou leitor assíduo. A verticalização é uma forma racional de aproveitarmos melhor nossos poucos espaços permitidos à construção e é o único meio de agregarmos valor às propriedades e contermos a poluição. Quanto a termos um parque industrial, não precisamos necessariamente de termos um Cubatão, podemos ter um parque industrial sim, desde que seja de manufaturados e a distância dos grandes centros não nos impede de conquistarmos esse espaço, vide Cabo Frio que tem várias confecções que fornecem para todo o mundo. Há inúmeras transportadoras que retornam às origens sem cargas de retorno, isto é um diferencial que nos favorece, pois os frete acaba sendo subsidiado pela viagem a Ubatuba. Só quero lembrar que nada nos impede de sermos grandes players no mercado mundial, porém, a incompetência endemica em nossa cidade, sim, é um impedimento intransponível!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu