Educação

A roda vai ser reinventada

Sidney Borges
Em 1965 fiz o primeiro ano do que hoje chamam de Colegial. Naquele tempo era Científico. Depois do Ginásio optávamos: Científico ou Clássico.

Havia ainda os cursos profissionalizantes, Normal, Contabilidade, Química Industrial, Eletrotécnica, Telecomunicações, Agrimensura e outros. Eram bons, arrisco dizer que melhores do que os oferecidos por muitas faculdades que os ministram hoje.

Claro, sempre há ilhas de excelência, exceções, Poli, ITA, Medicina USP, os cursos das Federais, da Unicamp, da Unesp. A maioria das instituições particulares é sofrível, não por opção, mas pelo material humano que recebem, alunos semi-analfabetos que precisam recuperar conceitos do primário.

As professorinhas do curso Normal sabiam escrever corretamente, fazer contas e conheciam Geografia e História. Você certamente tem amigos que usam a Língua Portuguesa no ofício, professores, advogados, jornalistas. Por curiosidade peça para que escrevam um texto de 40 linhas sobre qualquer tema. Depois corrija. Waal! Você não vai acreditar. O ensino brasileiro foi destruído pela incompetência dos formuladores de políticas educacionais.

Voltando aos tempos anteriores à catástrofe. O Científico era dividido em exatas e biológicas, nas exatas havia Geometria Descritiva, nas biológicas, Biologia. Os alunos que optassem pelo Clássico podiam escolher entre letras e estudos sociais, mas estavam livres de Biologia, Matemática, Física e Química. Nada mais justo.

Em mais de trinta anos de jornalismo e magistério, atividades que exerci simultaneamente, conheci poucos jornalistas que tivessem apreço pelas exatas. Alguns, de textos brilhantes, mal sabem somar e se lhes for perguntado o que é uma raiz quadrada pensarão em algum tipo de árvore exótica. No entanto, escrevem corretamente, conhecem literatura e o que é mais importante, sabem pesquisar.

O governo diz que vai recuperar o tempo perdido. Errar é humano, permanecer no erro é burrice, clama a voz do povo. Desejo boa sorte na empreitada, mas sinceramente não acredito em sucesso. Apenas boas intenções não bastam. A Educação está um caos. E assim vai permanecer por muitos anos. Perde o Brasil, perdemos todos, não perdem os políticos. São espertos, ganham sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu