Deu em "O GLOBO"

Aberta a guerra nos céus do Rio

Do Blog do Noblat (Clique aqui e leia o original)
Contrariando pressões políticas do governo do estado e da Prefeitura do Rio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou ontem a retomada dos voos regionais no Aeroporto Santos Dumont, cujas operações estão limitadas ao eixo Rio-São Paulo desde março de 2005. Em reunião de quatro horas no escritório da agência, no Rio, diretores da Anac decidiram revogar a portaria 187 do extinto Departamento de Aviação Civil (DAC), que limitava as operações. Estima-se que em 50 dias voos devem ser iniciados do aeroporto para Campinas, Belo Horizonte, Vitória, Salvador e Brasília.


Segundo a Infraero, o aeroporto opera 120 voos por dia, em média, e pode receber mais 80 por dia. Com a publicação da decisão no Diário Oficial nesta sexta-feira, a agência vai marcar reunião com as companhias para discutir a distribuição dos slots (autorizações de pouso e decolagem). Os maiores interessados são empresas menores, como Azul, Webjet e OceanAir, que apoiaram a abertura.

Mas a decisão contrariou interesses dos governos estadual e municipal, que temem o esvaziamento do Aeroporto Tom Jobim (Galeão), em concessão com vistas à Copa do Mundo de 2014 e à candidatura do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, ameaçou recorrer à Justiça ainda esta semana para barrar a reabertura. Declarou guerra à Anac, que acusou de ceder à pressão da Azul. Prometeu retaliar com alta de impostos e suspensão das licenças ambientais do terminal. Mostrando irritação, classificou a decisão de "covardia, deboche e absurdo". Acusou a Anac de afrontar sua autoridade e chamou o dono da Azul, David Neeleman, de "gringo e lobista".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu