Expurgo.

Fidel acusa ex-aliados de ''ambição'' e justifica mudanças no governo

Líder cubano diz ter sido consultado sobre reforma e nega que objetivo seja trocar seus aliados por "gente de Raúl"

Ruth Costas
O líder cubano, Fidel Castro, apoiou ontem publicamente a ampla reforma de gabinete feita por seu irmão, o presidente Raúl Castro, e justificou a destituição de alguns ministros dizendo que eles eram ambiciosos. "O mel do poder despertou (em alguns ministros) ambições que os conduziram a um papel indigno", escreveu Fidel, num artigo no site Cubadebate. "O inimigo externo encheu-se de esperanças com eles."


Fidel não citou nomes, mas ao referir-se a "dois ministros mencionados pelas agências de notícias como os mais afetados pela reforma" não deixou muitas dúvidas sobre os alvos dos ataques: o reformista Carlos Lage, de 57 anos, que perdeu o posto de secretário executivo do Conselho de Ministros (uma espécie de "premiê"), e Felipe Pérez Roque, de 43 anos, o agora ex-ministro das Relações Exteriores. Ambos estavam nas listas dos líderes que poderiam substituir Fidel na presidência quando ele renunciou, há pouco mais de um ano, e - ironicamente - eram tidos como dois de seus mais leais seguidores.

O líder cubano também disse que foi consultado sobre a reforma e negou que o objetivo das mudanças fosse trocar seus aliados por gente de confiança de Raúl. "A maioria dos substituídos não foi indicada por mim", escreveu.
Leia mais

Nota do Editor - O capitalismo vive tendo crises enquanto o comunismo vive promovendo expurgos. Isto é, o que resta do moribundo comunismo. Nos tempos de Stálin ser expurgado era morte certa, agora não há tanto rigor, os pugilistas daquela história que não fecha que o digam.
A imprensa dá muito espaço à Cuba, deve ser por conta do pensamento de desejo dos colegas comunistas. Roberto Marinho pediu a opinião de Chateaubriand:
- Como fazer um jornal sem comunistas?
A resposta foi curta e grossa:
- Impossível, jornal sem comunistas é como balé sem veados. Não existe. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu