Cuidado com o click


Foto comprometedora
Sidney Borges
Ninguém sabe quem tirou a foto. A cena é chocante, mostra o sargento australiano Leonard George Siffleet prestes a ser decapitado pelo oficial naval Chikao Yasuno.
O infeliz Sifflet, operador de rádio, foi capturado pelos japoneses após ser traído por nativos da Nova Guiné. Ele e dois companheiros foram executados em 24 de outubro de 1943. A cena exibe soldados e oficiais japoneses sorrindo ao fundo. Dá para imaginar o efeito na moral de americanos e australianos.
O custo da indiscrição acabou sendo alto. Em 1944 o filme com a imagem foi encontrado ao lado de um soldado japonês morto. Ouro em pó para os serviços de propaganda americanos. A imagem, reproduzida aos milhares, foi distribuida aos soldados com um texto incitando a vingança.
"Eles não sabem o que é misericórdia, não merecem perdão."
Um murmúrio de indignação varreu o Pacífico. O que se viu depois foi um massacre sem precedentes. Em Okinawa, soldados japoneses foram queimados vivos com lança-chamas. Desarmados, depois de terem se rendido. A ordem era não fazer prisioneiros, eles não mereciam misericórdia.
A foto foi um dos grandes erros cometidos pelos japoneses na guerra. Ninguém sabe se foi proposital ou obra de algum fotógrafo-soldado amador.
O carrasco Chikao Usuno teve sorte, sobreviveu ao conflito. Inicialmente condenado à forca, teve a pena transformada em dez anos de prisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu