Coluna da Terça-feira

Ao Celsinho, ao Rui Grilo, ao Julinho Mendes, ao Corsino e ao Eduardo Cesar

Mauricio Moromizato
Quero iniciar a coluna de hoje agradecendo ao elogio a mim dedicado por Celso de Almeida Jr., na coluna de sexta-feira passada.


Diz Celsinho, a meu respeito: “Em Maurício Moromizato não vejo economia de palavras. Noto aquele encantador entusiasmo de militante político, do tipo que eu tanto gostaria de encontrar em nossa juventude. Maurício está aí, guerreiro. Dá o seu recado com aquela disposição que precisaríamos ver em nossos políticos, defendendo o ponto chave a fomentar: o verdadeiro governo participativo.”

Faz também, de maneira muito apropriada, uma avaliação justa e verdadeira sobre os professores Rui Grillo, Julinho Mendes e Corsino Aliste Mesquita e usa com maestria a coluna para cobrar uma postura de paz do prefeito Eduardo César. Finaliza a coluna afirmando: “Paz e democracia formam uma dupla imbatível para a construção de nosso futuro. Praticá-las exige que, em muitas situações, utilize-se um remédio eficiente: um sincero pedido de desculpas a quem merece todo o respeito.”

Obrigado mais uma vez, Celsinho, pelas palavras elogiosas a meu respeito, pela coragem em assumir uma postura correta para a situação que vivemos hoje e particularmente, por me incluir na companhia de três verdadeiros “professores”, tão diferentes entre si enquanto pessoas e tão semelhantes na luta por seus ideais, nas posturas cidadãs e na participação na vida comunitária.

Conheço bem o professor Rui Grillo. Somos companheiros em muitas lutas, e ele está há muito por merecer uma homenagem pelas suas posturas corretas e cidadãs, por sua coragem e por seu exemplo. Querido Rui: Ubatuba tem muito que ti agradecer e todos temos muito a aprender contigo. Esse seu aspecto frágil na aparência (e às vezes na saúde) escondem sua verdadeira fortaleza de “grilo falante, pensante e executante”, que toca as consciências e estimula o pensamento e o debate.

O professor Julinho Mendes tem que ser reverenciado por todos pela sua luta em favor da preservação das tradições e da cultura caiçara, pela independência política e pela contribuição que dá e pode vir a dar mais ainda, em prol do desenvolvimento de Ubatuba, via cultura, via turismo, via valorização social e muito mais. Prezado Julinho: o futuro vai reverenciar todas suas lutas do presente. Tenha fé e convicção para continuar. Eu, pessoalmente, admiro demais o foco que você tem na questão da cultura popular e caiçara, aprendo sempre que converso contigo e lhe convido para colocar essa sua conduta na participação e discussão de todos os aspectos que a vida pública municipal exige tais como transbordo do lixo, saneamento básico, saúde, educação, e tantos outros.

E o professor Corsino tem que ser homenageado pela sua história nos lados de cá do Atlântico, por seu conhecimento das leis e da necessidade do cidadão cobrar o cumprimento das mesmas, por sua contribuição de tantos anos para a vida municipal e pela certeza de que estará externando suas opiniões enquanto estiver sobre a Terra.
Caro professor Corsino: ouço por toda a Ubatuba opiniões a seu respeito. Diversas, positivas e negativas, revelando uma só verdade: sua formação pessoal, sua vida de professor, secretário, “colunista” e cidadão tem valido a pena e sua obra pessoal está permanentemente sendo sentida e fazendo sentido na vida das pessoas. Desde que nos conhecemos, tenho profundo respeito por sua pessoa e preciso testemunhar que sempre recebi de sua parte um tratamento digno e respeitoso, apesar de diferenças ideológicas, partidárias e pessoais.

Quando ao Prefeito Eduardo César (“os desabafos de Eduardo, na rádio, atacando de forma agressiva muitas vozes oposicionistas, precisam cessar”), vou parafrasear Nélson Rodrigues e aconselhar que Eduardo César precisa se conscientizar que “toda unanimidade é burra”.
Precisamos de um Prefeito que dê respostas com atos e resultados à população e não à oposição. A oposição deve existir, é saudável e tem que cumprir o papel fiscalizador dos atos públicos e de cumprimento de compromissos de campanha, além de apresentar propostas para o desenvolvimento municipal. É da essência da democracia.
Coloco aqui, como sugestão e como cobrança, alguns pontos para que Eduardo César inicie um diálogo franco e aberto com toda a população:
- A conferência municipal de saúde, ora em andamento, está sendo feito de acordo com os requisitos legais?

- Quanto está custando o transbordo do lixo? Qual empresa está fazendo? Que atitude a prefeitura está tomando para interromper o transbordo definitivamente e proteger a economia do município?


Aqui mesmo no Ubatuba Víbora, em entrevista, Edgard Camargo Rodrigues, novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirma que os maus administradores sempre acham um jeito de burlar a lei, e perguntado sobre Onde há mais desmandos? Respondeu: “Licitação de lixo cheira mal. Algumas prefeituras, quando obrigadas a abrir nova concorrência, agem ardilosamente para garantir a mesma empresa contratada há anos. Lançam edital deliberadamente com erros, imperfeições. Aí um laranja impugna o edital. Sai novo edital e novos erros. O laranja impugna outra vez. A empresa vai ficando, escorada no regime de emergência. Teve caso de edital refeito cinco vezes. A fraude estava na cara, mandamos para o Ministério Público. Toda hora a gente pega. Os desvios são uma aberração. Bons administradores terão sempre a colaboração do tribunal. Para os maus, o recado está aí: nós estamos atentos.”

- E o saneamento básico, qual posição da prefeitura? Quando se iniciarão as discussões sobre a questão? Onde está o contrato com a SABESP?

- Qual o balanço do carnaval em Ubatuba? Qual foi o impacto na cidade? E a comparação com o ano passado e com as cidades vizinhas?

- Diante de uma crise mundial que só cresce, qual medidas a prefeitura está tomando para proteger a economia municipal? Há previsão de converter a cesta básica dos funcionários públicos (comprada fora de Ubatuba) em vale alimentação para que esses recursos sejam gastos na economia local? Quando a merenda iniciará a compra de alimentos produzidos localmente, face à nova medida provisória do governo federal que permite a compra de até 30% dos recursos federais da merenda de produtores locais?

- Há previsão de melhorar o site da prefeitura incluindo mais informações que permitam o controle dos atos e dos recursos públicos?

- Que tal criar um “diário oficial eletrônico”, reduzindo os gastos públicos com publicações na imprensa escrita?

Finalizo externando que, com relação à sugestão de pedido de desculpas, como Cristão e Católico tenho o perdão como dogma e Eduardo Cesar, portanto, está perdoado pelo que me fez ou pelo que tenha dito a meu respeito.


Nossas divergências, porém, continuam enormes. Publicamente faço a sugestão de que Eduardo, além das desculpas públicas a Rui Grilo, Julinho Mendes e Corsino, adote também a paz e a tolerância como comportamento pessoal, ciente de que seu papel de homem público deve ter constante questionamento, para o bem da cidade de Ubatuba.

Bom final de carnaval a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu