Manchetes do dia

Terça-feira, 16 / 12 / 2008

Folha de São Paulo
"Amorim defende mais autonomia em decisões da AL"
Na visão do chanceler brasileiro, Celso Amorim, a cúpula Americana Latina-Caribe que acontece amanhã na Bahia funcionará como um manifesto pela indepência decisória da região –uma espécie de “América Latina (mais o Caribe)para os latinos-americanos’’. A opinião constrata com a chama Doutrina Monroe, lançada em 1823 pelo presidente dos EUA Jomes Moroe como o lema “ A América para os amercianos ``. “È inacreditável que seja necessário, nesses 200 anos (após a independência das nações latino-americanas), que os países da região tenham que se reunir na presença de poderes externos”. Amorim citou EUA, Espanha e Portugal como os “poderes externos” e disse não ser desejável” nem “possível” que os EUA recuperem a hegemonia no subcontinente: “Eles não querem”. Na cúpula do mercosul, não se chegou a um acordo para eliminar a dupla cobrança da Tarifa Externa Comum, que caracteriza uma união aduaneira.


O Globo
"Carga tributária bate recorde apesar de alívio de impostos"
O brasileiro continua pagando carga recorde de tributos. De janeiro a setembro, o valor arrecadado com impostos federais, estaduais e municipais ficou em R$ 779,14 bilhões ou 36,36% do Produto Interno Bruto (PIB). No mesmo período de 2007, o valor foi de 35,09%. O cálculo é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A redução recente de impostos pelo governo federal não deve aliviar o bolso. “Para o consumidor sentir o efeito, seria preciso baixar um ponto do ICMS e o PIS/Cofins cair 3%”, diz o presidente do IBPT, Gilberto Amaral. O painel eletrônico do “impostômetro”, em São Paulo, registrou R$ 1 trilhão em valores acumulados.


O Estado de São Paulo
"Empresas renegociam direitos trabalhistas"
Empresas estão pressionando sindicatos e o governo a aceitarem a mudança temporária das leis trabalhistas para conter o desemprego durante a crise. Levada ao presidente Lula na quinta-feira, a sugestão veio a público no domingo, em entrevista dada ao Estado pelo presidente da Vale, Roger Agnelli. “O presidente ouviu e não disse nada”, afirma o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto. "É melhor reduzir temporariamente jornada e salários do que perder o emprego.” Segundo metalúrgicos, a CSN já propôs a redução de conquistas obtidas em acordo coletivo, como o pagamento do benefício-férias de 70% do salário. Sindicalistas afirmam que tanto Vale quanto CSN estão capitalizadas e não precisam demitir. Mas o diretor-técnico do Dieese, Clemente Lucio, diz que “os sindicatos nunca deixaram de negociar para preservar o emprego”.


Jornal do Brasil
"Menos poluição na Baía de Guanabara"
O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara dará seu passo mais significativo em 10 anos de existência com a conclusão do Centro de Tratamento de Esgoto de Alegria, no Caju. Nele serão tratados cerca de 216 milhões de litros de esgoto por dia - o equivalente a um Maracanãzinho de detritos antes despejados in natura na baía. As obras, já em fase de conclusão, serão entregues até o fim de janeiro pela Cedae. O local terá ainda um centro de visitação ambiental, com direito a um aquário para demonstrar as boas condições da água, e duas unidades de geração de energia a partir do esgoto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu