Manchetes do dia

Sábado, 19 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Procuradoria investiga se houve boicote a delegado"
A pedido do delegado Protógenes Queiroz, responsável pela prisão do banqueiro Daniel Dantas, o Ministério Público Federal vai investigar se a direção da PF tentou obstruir a Operação Satiagraha. Queiroz desmente a PF e diz ter sido obrigado a deixar o caso. O delegado tenta provar que o órgão ignorou seus pedidos de reforço de pessoal. Em conversa telefônica, ele pediu ao menos 50 agentes para ajudá-lo a analisar uma tonelada de papéis e equipamentos. O policial contraria ainda Tarso Genro (Justiça), que reforçou a versão da PF.A gota d’água para Queiroz foi a divulgação de parte da gravação da reunião que decidiu por afastá-lo. A Procuradoria vai apurar se houve coação. PF e governo não falaram. Queiroz entregou seu relatório do caso e afirmou que “cumpriu determinação” do presidente Lula. Diante da PF em SP, agradeceu a colegas e afirmou: “Todo poder emana do povo e para o povo será exercido”. Nélio Machado, advogado de Dantas, disse que o cliente é perseguido por “grupos de poder” e que “se Lula está insatisfeito com alguém da PF, que mude.”


O Globo
"Delegado acusa PF de obstruir investigações no caso Dantas"
O delegado Protógenes Queiroz apresentou ao Ministério Público Federal queixa formal contra a cúpula da Polícia Federal alegando que houve obstrução ao seu trabalho e reclamando da falta de ajuda (material e de pessoal) nas investigações da Operação Satiagraha. Protógenes também afirmou que foi afastado do comando da operação, contrariando a versão oficial do governo. Com base nas denúncias, o MP anunciou que abrirá investigação e pedirá a íntegra da gravação da reunião na PF em que ficou acertada a sua saída.
Ao entregar o relatório final, ontem, o delegado, ironicamente, disse que o fazia "em cumprimento à determinação do excelentíssimo presidente Luiz Inácio Lula da Silva" e em "obediência à ordem dos superiores". Ele pediu o indiciamento de Daniel Dantas e mais nove do Opportunity por gestão fraudulenta e formação quadrilha.


O Estado de São Paulo
"Delegado acusa PF de boicote no caso Dantas"
O delegado Protógenes Queiroz apresentou denúncia formal ao Ministério Público Federal por ter sido afastado do inquérito da operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas. Em documento de 16 páginas, Queiroz reclama de “obstrução às investigações de caso”. A iniciativa contraria a versão da cúpula da Polícia Federal. Por ordem do presidente Lula, a PF divulgou a gravação de trechos de uma reunião para tentar demonstrar que o delegado, na verdade, tinha pedido para sair. Os procuradores Anamaria Osório Silva e Rodrigo de Grandis pediram a abertura de procedimento administrativo para apurar a denúncia de Queiroz. A reunião que definiu a saída do delegado durou 2 horas e meia, mas a PF só divulgou 3 minutos dos diálogos gravados. A íntegra da gravação não será tornada pública com a alegação de que a conversa abordou dados secretos de investigações. “Algumas questões discutidas estão protegidas inclusive por segredo de justiça”, disse o diretor interino da PF, Romero Menezes.


Jornal do Brasil
"Migrantes da violência"
Criado para atender moradores de rua, o programa "De volta à terra natal" , da prefeitura, passou a ter 30% dos atendimentos destinados a comunidades dominadas por milícias. Ontem, a polícia matou oito pessoas numa operação em Bangu. Em Pilares, outro sargento foi atacado por bandidos. No caso da morte de três jovens do Morro da Providência, Edson Paiva confessou tê-los recebido de militares e entregues ao chefe do tráfico do Morro da Mineira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu