Manchetes do dia

Terça-feira, 15 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Presidente do STF rebate Tarso Genro
O presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, afirmou que o ministro Tarso Genro (Justiça) não tem “competência para decidir inquéritos, muito menos de prisão preventiva”. Para Mendes, o ministro pode elogiar o trabalho da Polícia Federal e o juiz Fausto De Sanctis “como cidadão”. Em entrevista à Folha publicada anteontem, Tarso disse que seria “muito difícil” o banqueiro Daniel Dantas provar inocência. O juiz decretou duas vezes prisão do dono do Opportunity, libertado por hábeas corpus concedidos pelo presidente do Supremo. Em São Paulo, num ato de desagravo promovido por cerca de 400 juízes, promotores e procuradores, De Sanctis afirmou que os magistrados se sentem desprestigiados e classificou como “gota d’água” a atitude de Gilmar Mendes: “Não se julga mais o fato, julga-se o juiz”.


O Globo
"Gilmar: Tarso é incompetente para opinar sobre caso Dantas"
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reagiu às declarações do ministro da Justiça, Tarso Genro, de que a liberdade do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, abriria a possibilidade de sua fuga do país. Mendes disse que Tarso não tinha competência para opinar sobre o assunto. "Não tenho nenhum conhecimento da crítica do ministro (Tarso Genro) a respeito. E ele não tem competência para opinar sobre o assunto", disse Gilmar. Tarso reagiu indignado. Lembrou que, na sexta-feira, apesar da polêmica instalada sobre o pedido de investigação do juiz da 6ª Vara Criminal de São Paulo, Fausto de Sanctis, ele se limitou a dizer que tanto as decisões de Gilmar (de soltar Dantas duas vezes) quanto as de Sanctis foram fundamentadas. Ontem, o Palácio determinou o uso de um discurso unificado, de modo a reduzir o impacto das tratativas entre Luiz Eduardo Greenhalgh e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.


O Estado de São Paulo
"Presidente do STF propõe nova lei contra abuso de poder"
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defende alterações na legislação sobre abuso de autoridade e vai discutir o assunto hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mendes critica os métodos de atuação da Polícia Federal e pretende coibir o que , em sua opinião, caracteriza excessos em operações como a que resultou na prisão dó banqueiro Daniel Dantas. A lei que coíbe abusos de autoridade é de 1965 e , de acordo com Mendes, está ultrapassada. “É da época dos militares”, disse. Há exemplos, segundo o presidente do STF, de operações da PF que são marcadas pela “espetacularização” e não rendem sequer denúncia formal contra os investigadores. Mendes pretende ainda que o Conselho Nacional de Justiça defina parâmetros para os juízes de primeira instância possam autorizar gravações de suspeitos.


Jornal do Brasil
"Favela impõe regra para a campanha"
Controlada por milícias, a favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, impõe regras duras a quem deseja fazer campanha. O candidato Marcelo Crivella (PRB) foi cobrado pelo presidente da associação de moradores local por não ter avisado que faria a visita com assessores e candidatos à Câmara de Vereadores. "O Rio não pode aceitar limites à cidadania", disse o senador, enquanto se retirava da comunidade. Mais tarde, Crivella encontrou-se com o arcebispo emérito do Rio, dom Eugenio Sales, que abençoou sua candidatura. Os demais candidatos criticaram a visita. Para teólogos, porém, a religião garante confiabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu