Manchetes do dia

Quarta-feira, 16 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Pressionado, delegado deixa caso Dantas"
O delegado Protógenes Queiróz, da Polícia Federal, responsável pela Operação Satiagraha - que prendeu, entre outros, o banqueiro Daniel Dantas -, deixará o caso na semana que vem, Queiróz emais dois delegados que atuaram na operação decidiram sair depois de uma tensa reunião em São Paulo com delegados enviados pela cúpula da PF, informa Rubens Valente. devido a supostos excessos e atos de insubordinação, o chefe da Satiagraha foi convidado a se afastar. A Folha apurou que os três delegados que saíram sentiam-se boicotados pela PF. De acordo com a instituição, a saída de Queiroz, que fará em Brasília um curso para formação de delegado especial, foi uma decisão dele e não comprometerá as investigações da operação. Após reunião com o presidente Lula, o presidente do STF, Gilmar Mendes e o ministro Tarso Genro, negaram divergência durante o processo de prisão e soltura de Dantas. Mendes e Tarso atribuíram à imprensa a tensão entre os Poderes. O afastamento de Queiroz do inquérito foi “coincidência”, disse o ministro.


O Globo
"Delegados que investigaram Daniel Dantas deixam o caso"
Os três delegados que comandaram as investigações da Operação Satiagraha vão deixar o caso nesta sexta-feira. Além de Protógenes Queiroz, que comandou o inquérito, estão fora também seus dois auxiliares, Carlos Eduardo Pellegrini e Karina Souza. A saída de Protógenes foi acertada numa reunião entre ele e a direção da PF, sob a justificativa de que vai fazer um curso de especialização, uma exigência para a promoção de delegado com dez anos de profissão. Fontes ligadas à investigação, no entanto, dizem que os delegados foram afastados por “pressões políticas” desde que um dos grampos revelou o nome do chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. Ontem, numa reunião com o presidente Lula, o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, decidiram encaminhar proposta para coibir o abuso de autoridade e do processo penal.


O Estado de São Paulo
"PF afasta delegados do caso Dantas"
Os delegados da Polícia Federal responsáveis pela Operação Satiagraha foram afastados das investigações que resultaram na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do investidor Naji Nahas e do ex-prefeito Celso Pitta. A saída dos delegados foi acertada durante reunião realizada em São Paulo com participação do chefe do inquérito, Protógenes Queiroz e o diretor da Divisão de Combate ao Crime Organizado, Roberto Trocon Filho, que veio de Brasília para cuidar da questão. Além de Protógenes, deixaram o caso os delegados Karina Marakemi Souza e Carlos Eduardo Pellegrini. O comando da PF considerou insubordinação o fato de Protógenes, sem consulta a seus superiores, ter convocado agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para vigiar suspeitos. A PF confirmou afastamento de Protógenes, mas negou que ele esteja sendo punido. Oficialmente, o delegado está saindo porque pediu, pois precisa assistir aulas de um curso superior que vem fazendo desde março.


Jornal do Brasil
"Guerra na PF derruba o algoz de Daniel Dantas"
O comando da Polícia Federal diz que é só uma coincidência. Mas às voltas com críticas à condução da Operação Satiagraha, que descortinou a rede operada pelo banqueiro Daniel Dantas, o delegado Protógenes Pinheiro Queiroz deixou o caso: vai concluir um curso superior de polícia. A ação da PF foi motivo de embates entre o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Os dois se encontraram ontem com o presidente Lula para aparar as arestas entre os poderes. E atacaram a divulgação prévia de informações do inquérito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu