Escravidão

Relatório da Anistia destaca abusos no setor canavieiro

ONG reconhece importância do setor para o Brasil, mas pede mais fiscalização

Da BBC
Preocupações com abusos de direitos humanos no setor de cana-de açúcar - base para a produção do etanol no Brasil - aparecem pela primeira vez em um relatório anual da Anistia Internacional (AI).
"Trabalho forçado e condições de trabalho exploradoras foram registrados em muitos estados, inclusive no setor de cana-de açúcar, que cresce rapidamente", diz o relatório anual de 2008, com dados referentes a 2007, divulgado nesta quarta-feira (28).
O documento cita casos de resgates feitos pelo Ministério do Trabalho no ano passado, como a retirada de 288 trabalhadores de seis plantações de cana-de açúcar em São Paulo, de 409 resgatados de uma destilaria de etanol no Mato Grosso do Sul e a libertação de mais de mil em condições "análogas à escravidão" em uma plantação da fabricante de etanol Pagrisa, no Pará.

Leia mais

Nota do Editor - Imaginem só o que o Lula diria desse relatório se o presidente fosse do PSDB. Diria que os neoliberais só pensam em concentrar renda e não dão valor à dignidade humana. Diria ainda que os trabalhadores do setor canavieiro são escravos modernos a serviço das elites exploradoras. Ainda bem que o governo é do próprio Lula e assim somos poupados de demagogia barata. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu